Derramamento da bebida quente no console central causou falha no funcionamento do sistema de gerenciamento dos motores
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 03/02/2020, às 14h00 - Atualizado às 16h13
O derramamento de um copo de café pode ter sido responsável pelo desligamento inadvertido do motor de dois voos com o Airbus A350 XWB. O caso mais recente ocorreu no dia 21 de janeiro, quando um voo da Delta Air Lines, com destino a Seul, na Coreia do Sul, teve o motor direito ‘cortado’ de forma inesperada.
De acordo com investigação conduzida pela Airbus e a Rolls-Royce, está última a fabricante dos motores, constatou que quinze minutos antes da falha no motor havia sido derramado café no console central do avião, atingindo principalmente o painel de controle das funções de partida e monitoramento dos motores.
De acordo a revista inglesa Flight Global, a análise do gravador de voo mostrou que o controle eletrônico do motor havia comandado o fechamento de uma válvula de corte de alta pressão, após receber dados inconsistente do sistema. Após a tentativas frustradas de reiniciar o motor, a tripulação optou por desviar e pousar no Alasca, onde os passageiros foram acomodados em outro voo até que o avião fosse reparado.
Outro caso ocorreu em novembro de 2019, em uma empresa não revelada, quando o motor também foi desligado inadvertidamente, uma hora e meia após chá cair sobre o console central.
A Airbus investiga os efeitos do derramamento ode líquidos sobre o console central, e como o problema gerou uma falha não prevista em projeto. Nos dois incidentes, ambas aeronaves passaram pela troca de componentes e restauração dos sistemas, incluindo o painel de controle integrado e o controle eletrônico do motor.
Um boletim divulgado pelo Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (AAIB) afirma que “o derramamento de café no console central levou a falha dos ACP 1 e 2 (Audio Control Panel). O relatório aponta que os painéis ficaram quentes a ponto de um botão começar a derreter com o calor.
O AAIB recomendou que fossem adotadas medidas para evitar a queda acidental de líquidos no painel, como uso obrigatório de tampas nos copos.