Acordo prevê compartilhamento de voos, acesso aos programas de milhagem e salas Vips de ambas as companhias
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 21/09/2020, às 09h00 - Atualizado às 10h01
Acordo poderá beneficiar a Latam e a Delta nos principais mercados das Américas
Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram, WhatsApp e Instagram
A Delta Air Lines e a Latam Airlines Group receberam do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), no Brasil, a aprovação regulatória* para o chamado acordo de joint venture Transamericano (JVA, na sigla em inglês).
O JVA foi apresentado em setembro de 2019 e prevê ampliar a conectividade aérea das companhias e todas as Américas, incluindo ainda acesso recíproco nos programas de fidelidade, acordos de codeshare em determinadas rotas, compartilhamento de terminais em grandes aeroportos, além de acesso a 35 salas VIP Delta Sky Club, nos Estados Unidos, e cinco Salas VIP da Latam, na América do Sul.
A proposta foi apresentada ao CADE no dia 14 de julho deste ano e foi aprovada sem restrições após uma avaliação dos aspectos da livre concorrência. Em nota, a Latam afirma que a autarquia ainda levou em consideração o impacto sem precedentes da covid-19 no setor aéreo, beneficiando assim a aprovação.
O JVA tem como objetivo principal integrar e conectar as malhas aéreas das companhias entre a América do Norte e a América do Sul, mas ainda depende de todas as aprovações regulatórias nos países envolvidos.
*A aprovação do CADE está sujeita a apelação por um período de 15 dias.