Os caças chineses J-15 usados em operações navais receberam motores WS-10 Taihang como substitutos dos russos AL-31F
Por André Magalhães Publicado em 29/11/2022, às 16h45
Os caças navais J-15 da marinha chinesa vão ser equipados com os motores WS-10 Taihang, de fabricação nacional, que vão substituir os originais AL-31F russos.
Os caças embora de produção chinesa, usam os motores da russa NPO Saturn, visto ser aviões derivados direto da família Flanker. O uso de motores produzidos pela própria China indica os investimentos no desenvolvimento de soluções locais segue, apesar das dificuldades técnicas. Atualmente poucos países do mundo dominam a produção completa de uma aeronave, desde a célula até motores e aviônicos.
This could be another major surprise 😮
— @Rupprecht_A (@RupprechtDeino) November 23, 2022
The PLAN Naval Aviation converted at least one J-15 to WS-10B engines replacing the standard Russian AL-31F, so after only a few prototypes tested it in the early phase, this is eventually a hint that the WS-10 is ready for the J-15 too. pic.twitter.com/sTwdVnQU2k
O J-15 é baseado no Su-33 Flanker, caça russo empregado no meio aeronaval. Uma das diferenças do avião chinês é um acessório de lançamento de catapulta montado no trem de pouso.
A China está produzindo seu tericeiro porta-aviões, que ira contar com o sistema de catapultas, como os navios aerodrómos dos Estados Unidos.
Além disso, também ocorre a produção de modelos bipostos voltados as importantes e estratégicas missões de guerra eletrônica.