Caças ingleses sobrevoam países do leste europeu em meio ao conflito na Ucrânia

Além da Inglaterra outros países como Estados Unidos, Alemanha e Noruega também estão com caças na região

Por André Magalhães Publicado em 28/02/2022, às 10h45

Eurofighter Typhoon também opera em outras regiões do globo para atender às demandas da Otan - RAF

Caças britânicos estão patrulhando o espaço aéreo de países da aliança militar da Otan em meio ao conflito da Ucrânia e da Rússia, que chega ao quinto dia.

Desde que a invasão russa aconteceu, a Otan intensificou sua presença em países próximos a Ucrânia. Várias nações mandaram aviões e tropas para países do flanco oriental como: Polônia, Romênia, Letônia e Lituânia.

Caças Eurofighter Thyphoon sobrevoaram a Romênia e a Polônia em conjunto com seus aliados na região.

"Os tufões da RAF trabalhando em parceria com nossos aliados continuam a demonstrar nosso compromisso com a OTAN. Estamos prontos para defender a Europa e a região do Atlântico contra novas agressões”, disse Phil Robinson comandante do Grupo 11 da Aeronáutica.

Países como a Alemanha, a Noruega e os Estados Unidos também estão presentes com caças no leste europeu.

.@RoyalAirForce 🇬🇧 Eurofighter Typhoons have taken to the skies as part of @NATO's mission to secure NATO airspace, part of the Allied response after Russian forces invaded Ukraine 🇺🇦#NATO #StrongerTogether
Read more: https://t.co/INBPY9Cfzk pic.twitter.com/R0jr7CLQOc

— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) February 28, 2022

No caso norte-americano, aeronaves furtivas F-35A foram enviadas para o flanco oriental da aliança. Além disso, caças F-15 Strike Eagle e helicópteros de ataque AH-64 Apache estão na Polônia.

Saiba Mais...

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia está em seu quinto dia, suscetíveis ataques pelos russos estão acontecendo principalmente contra infraestruturas militares.

Algumas regiões já estão sob controle da Rússia, por exemplo, a usina nuclear de Chernobyl. As tentativas são de invadir e ocupar as principais cidades da Ucrâna, incluindo a capital Kiev, mas forças da Ucrânia estão resistindo.

Na sexta-feira (26), a Otan informou que, pela primeira vez, ativou sua “força de defesa”, isso significa que militares da aliança vão ficar em alerta e a presença das forças em países membros da organização próximos à Ucrânia será ampliado.

It looks as though the Russian military is starting to commit its other military capabilities after a questionable start. The video shows a Su-34 bomber reportedly flying over Kharkiv. https://t.co/AmxqbfiRlC pic.twitter.com/uC9AOQLKjr

— Rob Lee (@RALee85) February 28, 2022

Vale ressaltar que as forças da aliança não vão entrar no país, pois Kiev não faz parte da organização militar.

Outra iniciativa é o fornecimento de armas ao governo ucraniano. A União Europeia e vários países do leste europeu já anunciaram o envio de armamentos para a Ucrânia, inclusive o envio de caças para reequipar a força aérea do país está sendo discutido. 

Em resposta às ações da Otan, o presidente Vladimir Putin, decidiu colocar em estado de alerta máximo sua força de dissuasão nuclear, o que eleva ainda mais essa tensão.

aeronave notícias de aviação avião aviação Rússia Reino Unido Ucrânia RAF Eurofighter Typhoon Leste Europeu conflito

Leia também

Caça inglês Eurofighter Typhoon abate drone hostil na Síria
Kuwait recebe seus primeiros caças Eurofighter Typhoon