Os novos caças F-15EX mostraram seu poder de fogo lançando mísseis AIM-120 e AIM-9X durante testes na região do Golfo do México
Por André Magalhães Publicado em 07/01/2023, às 12h00
Dois caças F-15EX Eagle comprovaram sua capacidade de fogo durante um teste de armas onde dipararam mísseis no Golfo do México. O ensaio ocorreu no dia 29 de novembro de 2022, mas foi divulgado apenas agora.
Os aviadores 96ª Asa de Teste dispararam dois modelos de mísseis ar-ar de médio alcance, sendo um AIM-120, montado na estação de número 9 do caça, e AIM-9X na estação de número 1. As armas foram disparadas sobre a faixa de água da área de treinamento da base aérea de Eglin, na Flórida, na região do Golfo do México.
Esta foi a primeira missão destinada a verificar e validar as armas que poderiam ser disparadas nas novas estações de armas das aeronaves.
“Estou muito orgulhoso de fazer parte deste marco para o programa F-15EX para fornecer maior capacidade de carga útil às forças aéreas de combate”, disse Jeremy Schnurbusch, major e piloto que disparou o míssil AIM-9X .
O F-15EX é a variante mais moderna do caça F-15 e irá substituir a atual frota de F-15C/D da USAF. A certificação para o uso de modernas armas requisito mínimo para a operação do avião e se suma importância para permitir seu pleno emprego.
“O F-15EX é uma adição incrível ao inventário da USAF. Este evento, executado por uma equipe de alto nível de pilotos de teste, engenheiros e especialistas, prova mais uma vez que o caça estará pronto se, e quando, nossos adversários desafiarem os interesses de nossa nação”, completou Christopher Wee, tenente-coronel e comandante OFP CTF.
Os F-15C/D se aproximam do final da vida útil e a USAF avalia opções de substituição no curto prazo, sendo o F-15EX a opção mais viável, embora não tenha um amplo contrato de compra assinado.