Caças da Otan e de parceiros realizam treinamento sobre o Mar Báltico

Caças suecos e finlandeses participaram do treinamento com aviões da Otan sobre o Báltico

Por André Magalhães Publicado em 14/04/2022, às 10h10

Exercício aéreo proporcionou a interação entre diferentes modelos de caças - Otan

Forças aéreas de países aliados e parceiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), realizaram o treinamento Ramstein Alloy. Ação ocorreu em conjunto sobre o Mar Báltico, entre os dias 11 e 12 de abril.

Países membros da Otan como Espanha, Alemanha, República Tcheca, França, Turquia e Bélgica se reuniram com os parceiros Suécia e Finlândia.

O exercício teve como foco a coesão e a interoperabilidade da aliança militar e com isso a proficiência dos pilotos de cada país.

“Exercícios como o Ramstein Alloy são a base de nossa missão de policiamento aéreo, que faz parte da dissuasão de 360 ​​graus da Área Euro-Atlântica”, acrescentou Pascal Delerce, vice comandante do Comando Aéreo Aliado.

Entre as aeronaves participantes estavam os caças Mirage 2000, Eurofighter, F-16, Gripen JAS 39C e F-18 Hornet. Além disso, também estava presente um E-7T, aeronave de alerta aéreo antecipado da Turquia.

Partner and Allies 🇫🇷🇹🇷🇬🇧🇧🇪🇪🇸🇸🇪🇫🇮🇪🇪🇨🇿🇩🇪flew more than 50 sorties together during exercise Ramstein Alloy 22-1. Enhancing procedures and communications between #NATO nations ensures we are prepared to safeguard Allied airspace 24/7 365 #StrongerTogether pic.twitter.com/0jdQNsSpUb

— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) April 13, 2022

O Ramstein Alloy acontece em meio à guerra da Rússia e Ucrânia que está perto de completar dois meses. O exercício aéreo pode ser interpretado como uma resposta de união e força bélica do ocidente aos russos.

Uma questão interessante foi a participação da Suécia e da Finlândia neste treinamento. Os dois países estão em torno de discussões sobre a adesão ou não à aliança militar da Otan.

Ambos os países se mantém neutros há vários anos, mas os acontecimentos na Ucrânia estão fazendo as autoridades suecas e finlandesas repensarem sobre isto. A decisão final deverá acontecer nas próximas semanas.

Contudo, a Rússia já havia demonstrado que não gostaria que as nações entrassem para a aliança militar e Moscou chegou a fazer um tom de ameaça. Inclusive foi dito hoje pelo governo que, caso as nações entrem para a Otan, militares russos poderiam colocar armas nucleares na frontreira com os países.

aeronave notícias de aviação avião aviação Otan Caças Militar guerra Países aliados

Leia também

Caças de forças da Otan iniciam grande exercício aéreo na Holanda
Otan inicia grande exercício militar na Noruega e isso mostra força contra a Rússia