F-35B tem capacidade de decolar e pousar na vertical. Durante show aéreo o caça para em pleno ar e encanta o público
Por André Magalhães Publicado em 18/07/2022, às 10h55
O caça F-35B realizou uma apresentação aérea e demonstrou sua capacidade de parar em pleono ar, encantando o público presente no Royal International Air Tattoo, evento aéreo que ocorreu em Fairford, Reino Unido.
A apresentação do F-35B usado pela marinha inglesa foi um dos pontos altos do evento. Aliás, não é sempre que se pode ver um caça literamente pairado no ar, como um helicóptero e saudando o público local. Não é a primeira vez que o caça se apresenta em show aéreos no mundo, mas a performace sempre é um destaque.
Das três versões do F-35 (A, B e C), o F-35B é o único com capacidade STOVL acrônimo em inglês para decolagem curta e pouso vertical, o que inclui a possibilidade de fazer um voo pairado. A capacidade foi criada para permitir as operações embarcadas em navios de médio porte, que não contam com espaço suficiente para uma operação de decolagem e pouso convencionais.
O F-35B uma série de recursos adicionais, em relação aos outros modelos, voltados para STOVL, a começar pelo poderoso motor F135 que literamente pode mudar seu fluxo de ar pra baixo. Já a parte superior da fuselagem uma porta especial abre, onde literalmente um poderoso ventilador de elevação apoia o motor para produzir 40.000 libras de empuxo vertical. Ou seja, são aproximadamente 18 toneladas de força apenas para manter o avião no voo vertical.
A ideia de voo vertical não é recente, no passado muitos projetos foram concebidos, mas apenas um deu certo operacionalmente , o britânico Harrier. O F-35B é na prática uma evolução do conceito, ganhando uma série de novos requisitos, como velocidade supersônica, furtividade (inivível aos radares) e pacote de multiplas missões.