Pela primeira vez a RAF fez um disparo de um míssil ar-ar na operação contra o Estado Islâmico
Por André Magalhães Publicado em 16/12/2021, às 14h35 - Atualizado às 16h28
Caças Eurofighter fazem constantes patrulhas sobre o terriório da Síria | Foto: Divulgação
Pela primeira vez um caça Eurofighter Typhoon da Royal Air Force (RAF) conduziu um ataque ar-ar operacional, o que ocasionou no abate de um drone hostil, na Síria, no último dia 14 de dezembro.
O caça inglês derrubou o veículo aéreo não tripulado (Vant) com um míssil de curto alcance avançado (Asraam, na sigla em inglês), enquanto o Vant aproximava-se da área da coalizão At Tanf, na Síria, uma base aliada, o que foi visto como uma ameaça pelos militares.
“Este ataque é uma demonstração impressionante da capacidade da RAF de derrubar alvos hostis no ar que representam uma ameaça às nossas forças”, disse Ben Wallace, o secretário de defesa britânico.
Ação da RAF também foi primeiro disparado de um míssil ar-ar pela organização militar inglesa na Operação Shader, participação do Reino Unido contra o Daesh (grupo extremista Estado Islâmico).
“Continuamos a fazer tudo o que podemos ao lado de nossos parceiros da Coalizão para erradicar a ameaça terrorista e proteger nosso pessoal e nossos parceiros”, completou Wallace.
Este ataque aconteceu algumas semanas após um drone Reaper da RAF destruir “uma outra ameaça terrorista”, como foi descrita em nota pelo ministério da defesa do Reino Unido.