AERO Magazine
Busca

O fim de uma era

Airbus entrega o último A380 produzido à Emirates Airline

Aeronave foi retirada de produção apenas 14 anos após a primeira entrega


Airbus A380 da Emirates

Emirates recebeu mais de 120 Airbus A380 ao longo de 13 anos | Foto: Divulgação

A Airbus entregou hoje (16) o último A380 produzido, encerrando assim a curta jornada do maior avião de passageiros do mundo apenas catorze anos depois da primeira unidade ter sido entregue para a Singapore Airlines.

O avião, de matrícula A6-EVS deixará a base do fabricante, em Hamburgo, na Alemanha, e seguirá para Dubai, nos Emirados Árabes, em um voo previsto para durar cerca de sete horas. A entrega ocorre após um prolongado processo de testes e aceitação, com seu primeiro voo ocorrendo em 17 de março. A entrega será discreta, por conta das restrições sanitárias e pelo foco dado pela Airbus na divulgação nos benefícios ambientais de aeronaves menores.

Com a entrega desta semana a Emirates, a maior cliente do modelo no mundo, acumula mais de 120 unidades do A380 recebidos ao longo de treze anos. Todavia, cinco delas não estão mais em operação na companhia árabe.

Ao contrário de outras companhias aéreas, que têm se posicionado negativamente quanto ao futuro do super jumbo, principalmente por conta do alto custo de manutenção e de consumo de combustível, o CEO da Emirates, Tim Clark, tem mantido a posição que haverá sempre um espaço para o maior avião de passageiros do mundo. O executivo afirma que a falta de um serviço diferenciado para o A380 foi o motivo da falta de sucesso do gigante em outras empresas aéreas.

Recentemente, o Airbus A380 voltou a operar comercialmente para o Brasil, no EK261, de DXB para São Paulo (GRU), diariamente.

Saiba mais...

O primeiro A380 a entrar em serviço do mundo, o 9V-SKA, utilizado pela Singapore Airlines teve suas operações comerciais encerradas em 2017. O avião foi desmontado pela francesa Tarmac Aerosave, com seus componentes principais sendo vendidos e sua estrutura aguardando interessado na compra do metal.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 16/12/2021, às 09h25 - Atualizado às 11h32


Mais Notícias