Contudo, a Indonésia deve escolher entre o Dassault Rafale e o Boeing F-15EX
Por André Magalhães Publicado em 28/01/2022, às 13h50 - Atualizado em 31/01/2022, às 18h57
Caças franceses tiveram uma tímida venda internacional no começo, mas tem obtido muitos acordos relevantes | Foto: Divulgação
A Indonésia pode estar prestes a tomar uma decisão sobre a aquisição de 36 caças Dassault Rafale para renovar sua força aérea. De acordo com o site Janes, o país asiático procura atualmente um credor internacional para ajudar no financiamento da compra.
O site ainda informou que, em julho de 2021, a Indonésia assinou um acordo preliminar com o fabricante Dassault Aviation no valor de 5,8 bilhões de euros.
Contudo, ainda não há uma decisão final sobre isso, até pelo fato de que o caça francês Rafale tem o norte-americano F-15EX como concorrente.
Documentário mostra a rotina na formação de pilotos de caça na FAB
Em dezembro de 2021, houve uma mudança significativa na concorrência dos caças para equipar Jacarta, pois o país descartou a compra do russo Sukhoi Su-35
A Força Aérea da Indonésia conta principalmente com unidades do caça russo Su-27 Flanker e do norte-americano F-16, bem como do avião de fabricação sul-coreana KAI T-50I e do brasileiro A-29 Super Tucano.
O Dassault Rafale obteve significativas vendas ultimamente, o caça de 4º geração plus, tem contratos no Egito, Catar, Índia, Croácia, Grécia, além de um possível pedido da Sérvia.