Caça T-50I Golden Eagle estava em um treinamento de interceptação tática quando houve o acidente na Indonésia
Por André Magalhães Publicado em 19/07/2022, às 08h45
Um caça KAI T-50I da força aérea da Indonésia caiu na noite passada (18) no distrito de Blora, na província de Java Central, matando o piloto.
O avião estava realizando um treinamento de interceptação tática quando foi relatado que havia colidido com o solo, em uma região de mata fechada. O acidente aconteceu cerca de uma hora após a decolagem do T-50I, a partir da base aérea de Iswahyudi, localizada em Magetan Regency, ao leste da ilha de Java.
O último contato com o controle foi às 19h25 (hora local). Moradores da região encontram os destroços da aeronave. Após a chegada das equipes de resgate, o local foi preservado e o corpo do piloto retirado.
Os militares agora deverão iniciar uma investigação para conhecer as causas do acidente. Por se tratar de uma aeronave militar, o relatório final ficará restrito a força aérea da Indonésia e ao fabricante do avião, a sul-coreana Korea Aerospace Industries (KAI).
A força aérea da Indonésia adquiriu 16 unidades do KAI T-50I Golden Eagle, que pode ser usado tanto em treinamento avançado quanto como em missões de ataque leve.
Este não é o primeiro Golden Eagle indonésio perdido. Em 2015, um ano depois da chegada dos aviões a Indonésia, um deles caiu durante uma apresentação no Yogyakarta Airshow, matando os dois pilotos a bordo.
O governo de Jacarta assinou no ano passado um contarto de aquisição de mais seis unidades do T-50 Golden Eagle, visando repor a aeronave perdida e ampliar a frota.