Família Challenger registrou 26 entregas nos noves primeiros meses do ano e continua como o modelo mais vendido da categoria
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 01/12/2021, às 17h10 - Atualizado às 17h21
Bombardier recentemente lançou versão aperfeiçoada da família Challenger | Foto: Divulgação
A Bombardier segue na liderança no segmento de jatos médios, um dos mercados mais cobiçados da aviação de negócios. De acordo com o último relatório do Gama (General Aviation Manufacturers Association) a família Challenger registrando 26 entregas nos nove primeiros meses do ano, superando os rivais Embraer Praetor e Textron Citation Longitude e Gulfstream 280.
A família Challenger há vários anos lidera o segmento médio e super médio, sendo um dos principais produtos da Bombardier. No total de entregas do fabricante canadense, os Challenger estão atrás apenas dos modelos Global, de cabine larga e longo alcance, que registraram 48 entregas nos nove primeiros meses do ano.
Ao contrário dos rivais, a Bombardier teve melhor desempenho no primeiro e segundo trimestre de 2021, com nove entregas cada da família Challenger, enquanto a Embraer, Gulfstream e Textron se destacaram especialmente no segundo e terceiro trimestres.
Embraer lançou em 2018 a série Praetor visando o mercado super médio | Foto: Embraer
Em 2018 a Embraer respondeu as necessidades do mercado com uma revisão dos modelos Legacy 450 e 500, lançando a linha Praetor 500 e 600, visando disputar o mercado tradicionalmente nas mãos da rival canadense. Ao longo de 2021 a Embraer ampliou sua presença no segmento, com seis Praetor 500 e doze Praetor 600, mas ainda assim distante das marcas da Bombardier.
Citation Longitude faz parte da nova geração de jatos médios da Textron
Quem também disputa o mercado é a Textron, que revisitou sua linha de produtos na última década, com lançamento de novos aviões, com destaque ao Citation Longitude, que teve quinze entregas em 2021. Já a Gulfstream recentemente aperfeiçoou seu G280, um dos principais competidores da categoria super médio, que recebeu melhorias especialmente na cabine de passageiros. Nos nove primeiros meses do ano o modelo somou doze entregas.
O segmento de médio e super médios é um dos mais importantes da aviação de negócios, por oferecer valores mais elevados, por tanto melhores margens de lucro, assim como por competir em uma faixa de mercado com maior potencial de crescimento, sobretudo em países como Estados Unidos, Brasil e parte da Europa.