Caças F-22 escoltaram bombardeiros B-52 que voaram para realizar exercícios de ataque simulado sobre a Noruega
Por André Magalhães Publicado em 16/09/2022, às 09h55
Os bombardeiros B-52H dos Estados Unidos realizaram uma missão em conjunto com caças de quarta e quinta geração, sobrevoando a base aérea de Orland, na Noruega. O exercício avaliou as capacidades de ação conjunta de membros da Otan, assim como simulou ataques contra os sistemas de defesa.
A missão constitiu em um ataque simulado contra sistemas de defesa aérea próximo a base aérea de Orland. A manobra contou com a presença da força aérea dos Estados Unidos, Noruega, Reino Unido, Alemanha e Turquia.
Dois B-52H tiveram escolta dos caças F-22 dos Estados Unidos, que foram deslocados para a Europa, para permitir melhor integração com forças aliadas e realizar exercícios simulados de ataque e defesa.
Após a finalização da missão, os bombardeiros seguiram para Alemanha, perto da faixa de Grafenwöhr, onde realizaram uma operação simuladas de ataque em coodernação com controladores aéreos do terminal conjunto alemão (JTAC, na sigla em inglês).
Após essa fase do exercício, um dos B-52H retornou ao Reino Unido e o outro seguiu para a Ostrava, na República Tcheca, onde participarão do evento Nato Days, que este ano terá inclusive a presença da Embraer, com o C-390 Millennium.
"Dada a velocidade, flexibilidade e alcance inerentes dos bombardeiros estratégicos, as missões BTF destacam as capacidades aliadas e o compromisso com uma Aliança coesa sempre que necessário", publicou a Otan.