Exercício operacional da Otan na Eslováquia envolveu aviões de cinco países, incluindo os bombardeiros B-52 dos EUA
Por André Magalhães Publicado em 23/08/2022, às 13h40
Os bombardeiros B-52 dos EUA voltaram a realizar treinamentos conjuntos na Europa, em uma ampliação das manobras da Otan.
No dia 22 de agosto, caças da Turquia, França, Reino Unido, Estados Unidos e Eslováquia realizaram um exercício operacional juntamente com os bombardeiros norte-americanos B-52H Stratofortress, sobre a Eslováquia.
A operação proporcionou voos entre caças diversos, como os MiG-29, Eurofighter Typhoon, Dassault Rafale, F-16 e F-22 Raptor.
Além do voo com os B-52H, também foram realizadas missões simuladas contra baterias conjuntas da Alemanha e Holanda, equipadas com os poderosos sistemas Patriot.
"A participação de um conjunto tão diversificado e capaz de aeronaves aliadas demonstra a capacidade da Aliança de reagir a qualquer ameaça às nações da Otan em toda a área euro-atlântica", disse Johnny Stringer, vice-comandante do Comando Aéreo Aliado.
Os bombardeiros B-52H chegaram à Europa no último dia 18, iniciando uma temporada de missões estratégicas com aliados. As aeronaves estão sediadas na base aérea de Fairford, no Reino Unido.
O flanco leste da aliança da Otan segue com alta movimentação de aeronaves e demais equipamentos, o que foi intensificado desde a invasão russa ao território ucraniano, em fevereiro deste ano.