Stephanie Pope deixou o cargo de COO da Boeing para focar na recuperação da divisão de aviões comerciais
Por Gabriel Benevides Publicado em 26/02/2025, às 21h18
A Boeing anunciou recentemente mudanças em sua liderança executiva. Stephanie Pope, que anteriormente ocupava o cargo na diretoria de operações (Chief Operating Officer - COO), deixou a posição em 19 de fevereiro, mas continua como vice-presidente executiva e liderando a divisão de aeronaves comerciais da Boeing. A empresa não pretende nomear um novo COO.
Pope foi nomeada COO em dezembro de 2023, durante a gestão do então CEO Dave Calhoun, sendo considerada uma forte candidata a sucedê-lo. No entanto, Kelly Ortberg assumiu o cargo de CEO da Boeing em agosto de 2024.
Após um incidente significativo com um 737 MAX em janeiro de 2024, Pope passou a liderar também a divisão de aviões comerciais. Sob sua gestão, a unidade busca superar desafios financeiros e operacionais que se arrastam desde 2019, incluindo os problemas com o 737 MAX e os impactos da pandemia de COVID-19. Para 2025, a empresa projeta a entrega de cerca de 550 aeronaves e um lucro operacional de aproximadamente US$ 100 milhões.
A remoção do título de COO permitiráque Pope concentre seus esforços exclusivamente na recuperação da divisão de aviões comerciais, sem as responsabilidades adicionais da função de COO, bem como na recuperação e estabilização financeira da divisão de aeronaves comerciais da Boeing, no qual enfrentou momentos turbulentos nos últimos anos.