Boeing e Mitsubishi divulgaram estudo sobre a expansão da aviação sustentável

A Boeing e a Mitsubishi participaram de um estudo conjunto sobre a expansão do uso do SAF no Japão

Por Marcel Cardoso Publicado em 12/04/2024, às 08h51

A falta de capacidade de refinação para a conversão de matérias-primas para o SAF é uma das barreiras a serem vencidas - Honeywell/Divulgação

A Boeing, a Mitsubishi e uma empresa de leasing de aeronaves divulgaram, na última quarta-feira (10), um estudo conjunto que avalia a disponibilidade de matérias-primas sustentáveis ​​no Japão, bem como tecnologias e políticas necessárias para aumentar o combustível de aviação sustentável no país asiático.

O documento identifica oportunidades para escalar a produção local, destacando que existem matérias-primas nacionais suficientes para cumprir a meta para 2030 de utilizar 10% de SAF para voos internacionais, mas ela encontra uma barreira na falta de capacidade de refinação para a conversão para este combustível.

Foto: SMBC Aviation Capital/Divulgação.


O relatório também aponta para a necessidade de investimentos adicionais em tecnologia e mecanismos políticos para direcionar as matérias-primas avançadas do Japão, como a biomassa lenhosa, os resíduos sólidos urbanos e a eletricidade renovável, para a aviação e utilizar o seu potencial para a produção de SAF para alcançar um ecossistema competitivo em termos de custos.

Will Shaffer, presidente da filial japonesa da Boeing, disse: “A descarbonização da aviação é um dos desafios mais complexos que a nossa indústria enfrenta hoje. (...) Estamos encorajados em ver que o Japão tem potencial para construir um ecossistema local de SAF com a combinação certa de política, investimento e desenvolvimento de matérias-primas”.

Em novembro de 2023, um 787-9 (G-VDIA) da britânica Virgin Atlantic fez o primeiro voo transatlântico feito integralmente com SAF, de Londres (LHR), no Reino Unido, para Nova York (JFK), nos Estados Unidos.

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