Boeing confirma venda do 737 MAX para empresa que só voa Airbus

Allegiant Air encomendou até 100 unidades do 737 MAX e poderá substituir sua frota de A320 no médio prazo

Por Marcel Cardoso Publicado em 05/01/2022, às 12h20 - Atualizado às 13h25

A norte-americana de ultrabaixo custo (ultra low-cost) Allegiant Air, que tradicionalmente opera apenas com a família A320 da Airbus, confirmou a encomenda de cinquenta Boeing 737 MAX, com opções para mais cinquenta unidades.

A companhia selecionou para renovacão da frota os 737 MAX 7 e o 737 MAX 8-200, podendo no futuro substituir totalmente sua frota de 108 aeronaves do fabricante europeu. A escolha dos aviões está alinhada com a estratégia de crescimento no curto e médio prazo.

A Allegiant afirmou que o MAX 7 oferece baixos custos operacionais e permite abrir novas rotas com menor risco, enquanto o MAX 8-200, a versão de maior capacidade da família, proporciona um potencial de receita adicional e é compatível para a expansão do mercado de ultrabaixo custo.

A inclusão de até cem 737 MAX trará inúmeros benefícios para o futuro, incluindo flexibilidade para o crescimento da capacidade e aposentadorias de aeronaves, benefícios ambientais significativos e configuração moderna e características da cabine que nossos clientes apreciarão", segundo o presidente e CEO da companhia, Maurice J. Gallagher Jr.

A encomenda representa uma vitória para a Boeing, que ficou proibida de entrar o 737 MAX por quase dois anos, além de sofrer perdas bilionárias com cancelamentos de pedidos, atrasos e multas contratuais. O ingresso em uma empresa que opera exclusivamente com a família A320 demonstra o poder de negociação ainda existentes na Boeing.

Além disso, tem um efeito psicológico importante ao retomar a imagem competiviva da Boeing frente a Airbus, que disparou nas encomendas e entregas em 2021. Essa é a segunda vitória do 737 MAX em frotas com o A320, com a anterior envolvendo a padronização da Alaska Airlines com o modelo norte-americano, deixando de lado o rival europeu.

aeronave notícias de aviação avião aviação Airbus Boeing 737 MAX EUA Allegiant

Leia também

China fez maior pedido do 737 MAX em quase 10 anos
Boeing 737 MAX recebeu pedidos de até 31 aeronaves de companhia de Israel