Um dos mais clássicos aviões de passageiros do mundo, o Boeing 767 completa 40 anos de serviço
Marcel Cardoso Publicado em 22/08/2022, às 06h27
O clássico Boeing 767, um dos mais conhecidos aviões de fuselagem larga (widebodies) da aviação, completou 40 anos de operação na última sexta-feira (19).
O Boeing 767 foi lançado em paralelo com o Boeing 757, que embora pertençam a mesma família, contam com finalidades distintas. Enquanto o irmão menor é voltado para voos domésticos com maior demanda, o “irmão maior” foi desenvolvido para voos internacionais de curto alcance e médio alcance e grande demanda, ou ainda voos de longa duração e demanda média. O 767 tem como concorrentes diretos o McDonnell Douglas DC-10 e a família A300, da Airbus.
A primeira unidade foi entregue à United Airlines em 19 de agosto de 1982, com a hoje já descontinuada versão -200, de matrícula N606UA. A aeronave deixou de voar em 2004 e foi desmontada. A empresa aérea continua a utilizar o modelo até hoje, inclusive em voos para o Brasil, em frequências diárias entre Houston (IAH) e o Rio de Janeiro (GIG).
No vídeo, o comercial que anunciou a chegada do Boeing 767 na companhia aérea norte-americana.
Ao longo destas quatro décadas, foram entregues mais de 1.250 aviões da família 767, composta por cinco modelos básicos, além do cargueiro. Hoje, a sua versão voltada para o mercado de cargas, o 767-300F, a única produzida. Somente a FedEx, a maior operadora desta variante no mundo, recebeu três destes aviões em 2022.
No Brasil, as extintas Varig e Transbrasil operaram cerca de 25 unidades entre as décadas de 1980 e 1990. Hoje, a Latam Airlines possui seis aeronaves em sua frota no país, mas já teve outras 15 ao longo de sua história, considerando a existência de sua antecessora, a TAM Linhas Aéreas.
O 767 deu origem ao KC-46 Pegasus, versão de reabastecimento em voo destinada a força aérea dos Estados Unidos.