Base aérea no Rio de Janeiro recebe os primeiros KC-390

FAB conta hoje com cinco unidades da maior aeronave militar fabricada no hemisfério sul

Por André Magalhães Publicado em 23/03/2022, às 19h10

O avião pode cumprir missões como: reabastecimento em voo e transporte de soldados, paraquedistas e veículos militares - FAB / Sgt Bianca

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que vai incorporar duas aeronaves KC-390 Millennium ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo, sediado no Rio de Janeiro. A FAB está preparando um evento oficial para esta sexta-feira (25), na base aérea do Galeão.

A FAB também realizará uma cerimônia alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica, que homenageia suboficiais e sargentos que atuam como pessoal especializado nas mais diversas áreas, por exemplo, os mecânicos de aeronaves da instituição militar.

A cerimônia vai ser presidida pelo comandante da aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior. Também terá o sobrevoo dos A-29 Super Tucanos da Esquadrilha da Fumaça e a imposição da medalha Bartolomeu de Gusmão.

Com a incorporação dos aviões, a força aérea passa a ter duas unidades operacionais do maior avião militar da América do Sul: o Esquadrão Gordo e o Esquadrão Zeus (sediado em Anápolis - GO).

Os aviões, que já estão em terras cariocas, partiram nessa terça-feira (22/03) da ALA-2 em Anápolis. A unidade militar do planalto central estava operando cinco unidades do KC-390 Millennium.

Agora com três aeronaves, o Esquadrão Zeus se prepara receber mais uma unidade do avião que será o sexto entregue à FAB. A frota completa de KC-390 na força aérea será de 22 unidades.

O KC-390 está avançado no testes para obter sua certificação para reabastecimento de aeronaves (Revo).

A aeronave teve um grande destaque recentemente na missão de resgate de refugiados brasileiros e estrangeiros na Polônia, que saíram da Ucrânia por conta da guerra com a Rússia. Foram 68 pessoas resgatadas além de dez animais de estimação.

Ao longo dos anos os C-130 Hercules receberam várias atualizações - Divulgação

 

O esquadrão sediado na cidade do Rio de Janeiro é a sede dos C-130 Hercules – aeronave que opera no Brasil desde os anos 1960 e que será desativada gradualmente com a chegada do de mais exemplares do KC-390.

Ao todo, a FAB conta com dez unidades do C-130M Hercules, sendo que dois são KC-130M, versão para reabastecimento em voo de aeronaves.

aeronave notícias de aviação avião aviação FAB Embraer Galeão Rio de Janeiro KC-390Millennium

Leia também

Alemanha recebe primeira unidade do C-130J, cargueiro militar rival do KC-390
Força Aérea Brasileira recebe quinta aeronave KC-390 Millennium