Azul prevê redução de dívidas e foco em eficiência operacional

A Azul apresentou um novo plano de negócios no processo de recuperação judicial nos Estados Unidos e prevê melhorias na gestão da dívida

Por Marcel Cardoso Publicado em 24/10/2025, às 09h17

Plano de negócios atualizado prevê menor alavancagem, redução de custos e fortalecimento operacional - Luís Neves

A Azul Linhas Aéreas divulgou na noite de ontem (23), um plano de negócios atualizado como parte de seu processo de recuperação judicial sob o Chapter 11 nos Estados Unidos., que prevê a estratégia operacional e financeira para os próximos anos.

Entre os objetivos estão fortalecer a estrutura de capital, reduzir passivos e posicionar a empresa para um crescimento sustentável no longo prazo.

Reestruturação

Segundo a Azul, o plano contempla ajustes de malha e capacidade, além de iniciativas de redução de custos implementadas durante o processo de reorganização. A projeção é emergir da reestruturação com menor nível de endividamento, menores obrigações de arrendamento e uma alavancagem líquida estimada em 2,5 vezes ao final do processo.

John Rodgerson, CEO da Azul, disse que o plano reflete o compromisso e o foco na reconstrução de uma empresa mais sólida, com acordos firmados junto aos principais credores e parceiros estratégicos. As medidas incluem a simplificação de passivos e o fortalecimento da geração de caixa livre.

Segundo fontes consultadas com exclusividade por AERO Magazine, em uma videoconferência realizada com pilotos, a companhia aérea disse que pretende sair da recuperação judicial em até nove meses.

Azul aviação comercial Dívida Chapter 11 recuperação judicial John Rodgerson Reestruturação financeira companhias aéreas brasileiras plano de negócios alavancagem

Leia também

Latam aumenta participação de mercado e Azul supera marca pré-pandemia
Azul devolve ATR 72-600 com pintura da bandeira do Brasil