Azul assinou acordo para novo sistema de rastreamento de voos

Azul assinou acordo para novo sistema de rastreamento de voos com a desenvolvedora Sita

Por Marcel Cardoso Publicado em 17/10/2022, às 07h52

Novo sistema pode reduzir o consumo de combustível e de emissões de CO² - AERO Magazine/Luís Neves

A empresa de software Sita e a Azul Linhas Aéreas assinaram ontem (16) um acordo para a implementação de uma solução de rastreamento em tempo real e de dados meteorológicos, durante o Alta AGM & Airlines Forum 2022, em Buenos Aires.

O chamado eWAS Dispatch permitirá que a companhia planeje suas operações com informações de várias fontes em tempo real e verifica automaticamente e continuamente vários parâmetros de voo e parâmetros externos, emitindo um alerta havendo alguma anomalia, dispensando a necessidade constante de monitoramento constante dos voos. 

Além disso, a solução também possui um sistema de alerta antecipado que fornece avisos sobre possíveis problemas climáticos. Segundo o desenvolvedor, é esperada uma economia de mais de 150 toneladas de combustível e de cerca de 500 toneladas de emissões por ano. 

O gerente de Engenharia e de Despacho de voos da Azul, Diogo Youssef, justificou a escolha. "Operamos em uma região afetada por condições climáticas extremas. Selecionamos o Sita eWAS Dispatch porque fornece dados meteorológicos de aviação superiores e sistemas de rastreamento de voo de última geração para ajudar a construir nossa resiliência aos eventos climáticos."

Azul Alta Buenos Aires Sita Rastreamento eWAS Dispatch

Leia também

Azul confirma mudanças nas operações em Fernando de Noronha
Azul estuda usar novos aviões de até 19 assentos