Recentemente caças norte-americanos e japoneses atuaram no Indo-Pacífico
Por André Magalhães Publicado em 16/05/2022, às 13h40
Aeronaves antissubmarino Tu-142, da aviação naval russa, realizaram exercícios sobre o Mar de Okhotsk, no oeste do Oceano Pacífico.
“A Frota do Pacífico realizou voos de treinamento para praticar a coesão das tripulações de aeronaves de guerra antissubmarino de longo alcance Tu-142 e suas operações antissubmarinas sobre o Mar de Okhotsk”, relatou a mídia estatal TASS.
As aeronaves partiram de alguma base russa da frota do pacífico, mas não houve maiores detalhes do governo russo sobre o treinamento dos aviões.
O Tupolev 142 é uma variante para missões marítimas do clássico bombardeiro Tu- 95 Bear que dispõe de sensores, sistemas e armas para rastrear a destruir submarinos. A aeronave faz parte da frota do pacífico e pode atuar em conjunto com os caças os MiG-31K.
Apesar das ações russas no conflito com a Ucrânia, Moscou tem empregado algumas de suas aeronaves em voos sobre em outras regiões.
Não é apenas a Rússia que tem movimentado aeronaves no Pacífico, a aliada China fez operações com um porta-aviões em áreas próximas ao Japão e Taiwan.
Na mesma época, aeronaves norte-americanas e japonesas atuaram em uma operação aérea em conjunto sobre determinadas áreas do Indo-Pacífico.