Além dos A-10 outros aviões militares realizam pousos e decolagens a partir de rodovias
Por André Magalhães Publicado em 01/07/2022, às 09h10
Os aviões de ataque A-10 Thunderbolt II, da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf) realizaram uma operação de treinamento especial a partir de rodovias.
A operação incluiu pousos e decolagens em rodovias com os A-10C, em uma rodovia na Península Superior do estado de Michigan, e aconteceu no dia 19 de junho, mas só agora foi noticiado.
Here’s a clip of one of the A-10s landing yesterday on M-28 near Shingleton as part of the National Guard’s #NorthernAgility exercises. pic.twitter.com/IGmxWWGaJu
— MDOT Upper Peninsula (@MDOT_UP) June 30, 2022
Além dos A-10, também participaram das operações os aviões MC-12W, C-145A e U-28A, destinads a trasnporte de tropas e carga. A manobra fazia parte do exercício Northern Agility 22-1.
“Northern Agility 22-1 é um exercício histórico que apoia a diretiva da Usaf de 'acelerar a mudança ou perder', bem como a capacidade de nossos aviadores de gerar poder de combate a qualquer hora, em qualquer lugar.” disse o Bryan Teff, Brig. General e assistente geral do comandante da Guarda Aérea Nacional de Michigan.
Esta é a segunda vez que os A-10 realizam este tipo de procedimento nos últimos meses. As operações em rodovia são parte de uma logística que pode ser amplicada em tempos de conflitos e situações extremas. Em alguns países, como a Suécia, seus caças Gripen foram desenvolvidos para operar a partir de estradas.
Uma das vantagens é a preservação das aeronaves que puderam escapar de serem alvos de ataques inimigos as bases aéreas, que geralmente são estão entre os primeiros alvos em uma guerra.
Tal doutrina também é aplicada na Europa, mais epecificamente pela Força Aérea da Suécia, mas também é parte da realidade das forças aéreas da Finlância e Suíça, por exemplo, que operam seus caças F/A-18 a partir de estradas e rodovias especialmente projetadas para permitir seu uso sem restrição pela aviação militar.