Novo equipamento prevê ampliar as capacidades de gerenciamento de missão de ataque ao solo do A-10
Os A-10 Thunderbolt II da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf,na sigla em inglês) vão receber um novo computador de missão. A atualização permitirá ampliar capacidades de gerenciamento de missão de ataque ao solo.
O novo computador de missão será fornecido pela Raytheon Intelligence & Space, que recebeu um contrato da força aérea de US$ 46,2 milhões.
O novo equipamento, Common Open Secure Mission Computer (Cosmc), tem por objetivo atualizar os sistemas de missão e geranciamento de armas, modernizando totalmente o ambiente de software do avião.
"Este sistema, independente de plataforma, oferece a atualização geracional necessária para que o A-10C permaneça altamente capaz no futuro", disse Denis Donohue, presidente de Sistemas de Gerenciamento de Comunicações e Espaço Aéreo da Raytheon.
O computador em questão pode ser utilizado em aeronaves de asa fixa e rotativa, bem como veículos aéreos não tripulados, gerenciando os sistemas de armas e sensores. A instalação no A-10 faz parte do pacote de melhorias previstas para o avião nos próximos meses. A Usaf discute com parlamentares e membros do Pentágono sobre a excelência operacional do A-10, que está sob ataque de defensores da redução dos custos e da frota da força aérea, que prevê a aposentadoria de grande parte dos modelos.
Por André Magalhães
Publicado em 20/06/2022, às 08h50
+lidas