Avião quase despencou de barranco em Congonhas

Learjet teve pneus estourados durante pouso e avião quase despencou de barranco no aeroporto de Congonhas

Marcel Cardoso Publicado em 09/10/2022, às 16h05 - Atualizado em 10/10/2022, às 05h35

Não houve feridos no incidente. A pista principal do aeroporto foi fechada para a retirada do avião - Redes Sociais/Reprodução

Um Learjet 75 (PP-MIX) quase despencou do aeroporto de Congonhas (CGH) depois que pelo menos um dos pneus estourou durante o pouso, em São Paulo, no início da tarde de hoje (9).

 

O avião saiu da pista, invadiu uma das taxiways e parou em uma vala que separa esta do barranco, onde o trem de pouso dianteiro ficou preso. Nenhuma das cinco pessoas a bordo se feriu. O local é basicamente o mesmo onde em 2007 o voo 3054 perdeu o controle e saiu do aeroporto, batendo em um prédio na avenida Washigton Luís. 

A pista principal foi fechada durante cerca de nove horas para que equipes de emergência pudessem tirar o avião do local. Mais de setenta voos programados para este intervalo foram cancelados, bem como outros mais de sessenta que estavam previstos para pousar no terminal da capital paulista.

Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Learjet pertence a uma empresa mineira ligada à construção civil e estava em situação regular.

avião Aeroporto Congonhas São Paulo Learjet Supermix barranco

Leia também

Aeroporto de Jacarepaguá terá voos diretos para São Paulo
Aena Brasil vence leilão do aeroporto de Congonhas