Acidente ocorreu no movimentado aeroporto de Dallas, nos Estados Unidos
Por Marcel Cardoso Publicado em 01/06/2021, às 10h00 - Atualizado às 10h58
Colisão com poste danificou asa esquerda, mas não causou ferimentos nos ocupantes do avião
A asa esquerda de um Boeing 737-800 (N834NN), da American Airlines, derrubou um poste de iluminação no aeroporto internacional de Dallas/Fort Worth (DFW), no Texas, Estados Unidos.
O incidente ocorreu na última sexta-feira (28) enquanto o avião taxiava em direção à cabeceira da pista para iniciar o voo AA1005, com destino a Nassau (NAS), nas Bahamas. As câmeras de segurança flagraram o exato momento em que o poste caiu com o impacto.
Não houve feridos, porém, a asa foi danificada. Os passageiros foram transferidos para um Airbus A321-200 (N131NN), que decolou no fim da noite. O N834NN está em operação na American desde abril de 2010 e, até a manhã desta terça-feira (1), passava por manutenção para reparos dos danos na asa.
Uma das possibilidades é o piloto ter confundido a centerline, a linha central que o avião deve manter como referência para se deslocar pelo pátio e pista de táxi, com a linha que delimita a área para veículos de solo. A ligeira semelhança entre ambas pode levar ao erro.
Ao contrário da centerline, que é desenhada com referência na máxima envergadura possível naquele trecho, a marca de delimitação para veículos está fora do eixo central. Dependendo da envergadura do avião os obstáculos nas laterais da pista de táxi, pátio, entre outros se tornam potencialmente perigosos.