Avião chinês C919 realiza testes antes de estreia comercial

C919 iniciou voos de testes antes de estreia comercial pela China Eastern

Por Wesley Lichmann Publicado em 26/12/2022, às 12h50

China Eastern Airlines é a cliente de lançamento do C919 - Divulgação

O primeiro C919 iniciou hoje (26), uma série de voos de testes antes de sua estreia comercial pela China Eastern Airlines. 

A aeronave projetada pela Commercial Aircraft Corporation of China (Comac) decolou do aeroporto de Hongqiao, em Xangai, com destino ao aeroporto Capital, em Pequim. O tempo estimado do voo de ida e volta entre as cidades é de três horas e meia.

Outras oito rotas foram selecionadas para a realização das 100 horas de voos de verificação necessárias para aprovação do órgão regulador chinês, a Administração Civil de Aviação da China (CAAC – Civil Aviation Administration of China, na sigla em inglês).

O jato de corredor único da Comac foi entregue em dezembro a China Eastern, cliente de lançamento, e deve iniciar suas operações comerciais no primeiro trimestre de 2023. A companhia aérea com sede em Xangai possui encomenda para outras quatro aeronaves com entregas nos próximos dois anos.

O C919 é concorrente direto das aeronaves ocidentais A320neo e 737 Max. O projeto, concebido pela Comac há 14 anos, segue o mesmo conceito utilizado pela Airbus, Boeing e Embraer, que especificam o projeto e fornecedores globais contratados desenvolvem todos os sistemas da aeronave.

A Comac pretende concentrar suas vendas no mercado interno chinês, e espera atingir ao menos um terço da participação das vendas no país.

Voo Embraer Airbus Boeing China C919 Comac China Eastern Airlines estreia Pequim Xangai

Leia também

Futuro jato de treinamento turco é apresentado
Moscou alega abate de drone ucraniano que iria atacar base russa