Avião chinês C919 fará seu primeiro voo comercial

China Eastern programa primeiro voo comercial do C919 para o próximo domingo, avião produzido na China rivalizará com o A320 e 737 MAX

Por Wesley Lichmann Publicado em 26/05/2023, às 10h17

China Eastern é a cliente de lançamento do C919 - CFP

A China Eastern fará no domingo (28), o primeiro voo comercial do avião chinês C919. A cliente de lançamento programou a estreia do jato na rota entre os aeroportos de Hongqiao, em Xangai, e Capital, em Pequim.

Segundo dados do sistema da China Eastern, o C919 cumprirá o voo MU9191, cuja a decolagem de Xangai está programada às 10h45, no horário local, com pouso programado na capital chinesa às 13h10, horal local.

O jato de corredor único da Comac foi entregue em dezembro a China Eastern. Antes de iniciar suas operações comerciais uma série de 100 horas de voos de verificação foram realizados em cerca de uma dezena de rotas dentro da China. 

Os testes foram necessários para obter a aprovação da Administração Civil de Aviação da China (CAAC – Civil Aviation Administration of China, na sigla em inglês), órgão que regula a aviação comercial chinesa.

A China Eastern possui encomenda para outras quatro aeronaves com entregas agendadas para os próximos dois anos.

O C919 é concorrente direto das aeronaves ocidentais A320neo e 737 Max. O projeto, concebido pela Comac há 14 anos, segue o mesmo conceito utilizado pela Airbus, Boeing e Embraer, que especificam o projeto e fornecedores globais contratados desenvolvem todos os sistemas da aeronave.

Com foco comercial no país, a Comac pretende garantir cerca de um terço de participação das vendas de aeronaves de corredor único na China.

Airbus Boeing China Voos C919 Comac estreia China Eastern primeiro voo comercial rotas Mercado chinês

Leia também

Comac recebeu pedido de mais 100 aviões
Comac ARJ21 fez o primeiro voo comercial fora da China