Evento celebrou os 158 anos da Batalha do Riachuelo, durante a Guerra do Paraguai
De Brasília, por André Magalhães Publicado em 16/06/2023, às 09h10 - Atualizado às 10h45
A Marinha do Brasil realizou ontem (15), em Brasília, uma cerimônia alusiva ao Dia da Marinha, comemorado oficialmente em 11 de junho.
O evento contou com efetivos de tropas, veículos blindados, embarcações e aeronaves da força naval, além da presença de José Múcio Monteiro, Ministro da Defesa, do Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, Comandante da Marinha e demais autoridades militares e civis.
“As lições heroicas do passado, quando a soberania e a honra da Nação foram postas à prova, servem de inspiração para o cumprimento, no presente, das atribuições constitucionais da Marinha do Brasil. Ao reconhecer o relevante papel desempenhado pela Marinha do Brasil, reafirmo a preocupação com a manutenção da sua prontidão operacional", ressaltou José Múcio Monteiro, em nota à Marinha.
O evento teve como principal objetivo celebrar os 158 anos da Batalha do Riachuelo, que culminou na virória brasileira, no meio fluvial, durante a Guerra do Paraguai, também conhecida como Guerra da Tríplice Aliança (1864 -1870).
"A consecução dos Programas Estratégicos é prioridade para o Ministério da Defesa e balizará a alocação de recursos para o desenvolvimento de novos sistemas e meios necessários à construção de uma Marinha moderna, aprestada e que permita ampliar a presença do Estado brasileiro no Atlântico Sul” disse Marcos Sampaio Olsen, Comandante da Marinha, em nota publicada também pela Marinha.
Também foram distribuídas as medalhas da Ordem do Mérito Naval a personalidades civis, militares e instituições.
A aviação naval se fez presente na cerimônia, com as passagens dos helicópteros UH-15, SH-16 e A-11B. A aviação de asa fixa da Marinha do Brasil fechou a cerimônia com rasantes do caça AF-1 Skyhawk.
No evento, também estavam presentes tropas, uma banda de música e veículos blindados, como os 8X8 Piranha e os novos jipes JLTV.
No Lago Paranoá, em frente ao Clube Naval, algumas embarcações estavam navegando, tendo como destaque os blindados com lagarta CLAnfs, dos Fuzileiros Navais.