Atualização em Electronic Flight Bag apresenta risco de esteira de turbulência em tempo real

A ForeFlight lança atualização do seu Electronic Flight Bag com novo recurso que prevê risco de esteira de turbulência em tempo real

Por Micael Rocha Publicado em 17/06/2024, às 13h00

Atualizações na plataforma da ForeFlight oferece mais recursos, como alerta para eventos de turbulência - Divulgação

A ForeFlight anunciou recentemente a atualização 16.5 do seu Electronic Flight Bag (EFB, na sigla em inglês) que traz um recurso de alerta para eventos de esteira de turbulência e algumas funcionalidades adicionais voltadas para pilotos que operam internacionalmente.

O principal destaque da atualização é o sistema de alerta para esteira de turbulência, que utiliza dados dos sistemas ADS-B para calcular o fenômeno potencial causado por tráfego aéreo à frente da aeronave.

O alerta ocorre quando o voo está a 500 pés acima do nível do solo ou mais, com a plataforma calculando continuamente os efeitos da esteira das aeronaves próximas, considerando posição, altitude, velocidade, categoria de peso e informações dos ventos em altitude. Se o trajeto do voo estiver previsto para cruzar com a área de turbulência, o ForeFlight emite um alerta audiovisual proeminente para notificar o piloto.

O alerta é exibido de forma destacada na interface gráfica, mostrando informações sobre o tipo de aeronave causadora da turbulência, número de registro e a distância atual da área de turbulência.

Além disso, o app renderiza a posição tridimensional estimada da esteira, representando através de uma fita colorida que segue a aeronave no mapa. De acordo com a empresa, este novo recurso está disponível apenas para assinantes do plano ForeFlight Pro ou superior.

Além do sistema de alerta para esteira de turbulência, a atualização inclui novos mapas VFR (voo visual) para pilotos que operam na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, África do Sul e Catar.

Tais mapas são oferecidos como complementos pagos às assinaturas ForeFlight. Pilotos que operam na África também podem adquirir mapas adicionais das Áreas de Regras Especiais DFS na escala 1:250.000 para Joanesburgo e Cidade do Cabo, complementando os mapas VFR governamentais existentes que cobrem a África do Sul e países adjacentes.

ADS-B EFB Electronic Flight Bag iPad turbulência Foreflight esteira de turbulência

Leia também

Como escolher seu tablet?
Azul recebe certificação para EFB