Argentina parece estar avançando na compra de caça chinês

País sul-americano teria outras opções de caças na lista de interesse

Por André Magalhães Publicado em 14/02/2022, às 15h10

Caça sino-paquistanês obteve poucos vendas internacionais até o momento - Divulgação

A Argentina deverá enviar, em março, uma equipe militar à China para conversar sobre a possível compra de caças JF-17 Thunder Bloco III. A informação procede do site Mercopress que relatou que o caça em questão está no topo de uma lista que conta com outras cinco opções.

O embaixador argentino em Pequim, Sabino Vaca Narvaja, alegou que já manteve negociações com a Corporação Nacional de Importação e Exportação de Aerotecnologia de China (Catic).

O país sul-americano teria um orçamento adicional de 20 milhões de dólares para a compra de simuladores de voo e outros equipamentos.

Em 2021, o JF-17 já havia sido divulgado como uma opção, mas Buenos Aires deu a entender na época que não avançaria com essa opção que, pelo visto, mudou novamente.

O JF-17 Thunder Bloco III é uma aeronave de desenvolvimento conjunto entre a China e o Paquistão, sendo que, teve uma recente venda para o Iraque, além de pedidos para Mianmar e Nigéria.

Entretanto, uma decisão final por parte da Argentina ainda será tomada, incluindo as outras opções, em destaque, o jato sul-coreano T-50. Atualmente, a força aérea argentina opera poucas unidades do antigo A-4 Skyhawk.

Vale ressaltar que a Argentina sofre embargos do Reino Unido por conta da Guerra das Falklands (Também conhecida como Malvinas), conflito ocorrido em 1982.

Desde então, os argentinos têm problemas deste caráter com o reinado britânico, que bloqueia certas vendas de produtos que tenham procedência britânica. Como é o caso dos assentos ejetáveis "Martin Braker" que equipam a grande maioria dos caças.

aeronave notícias de aviação Argentina avião aviação China Caça JF-17 Militar Avaliar

Leia também

Finlândia formaliza compra de 64 caças de quinta geração
Ásia vai precisar de mais de 17 mil novas aeronaves até 2040
Piloto de avião espião ajudou pequeno avião civil a pousar em segurança
FAB irá desativar neste ano helicópteros AH-2 Sabre de fabricação russa