Após devolução de concessão, aeroporto de Viracopos lucra pela primeira vez

Principal aeroporto do interior paulista tem primeiro lucro em oito anos

Marcel Cardoso Publicado em 01/05/2022, às 19h05

Concessionária anunciou devolução da gestão ao Governo há quase cinco anos - Divulgação

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, controladora do aeroporto internacional de Viracopos (VCP), em Campinas, divulgou os resultados financeiros de 2021, reportando lucro líquido de R$ 276 milhões, revertendo o prejuízo registrado no ano anterior, de R$ 322 milhões.

Foi a primeira vez que a concessionária finalizou o ano no azul desde que assumiu a gestão de VCP, em 2013. “Apesar do recrudescimento da pandemia da covid-19 no primeiro semestre de 2021, (...) a concessionária conseguiu reverter a situação e apresentar um ótimo resultado operacional”, segundo nota divulgada na última quinta-feira (28).

Ainda segundo a Aeroportos Brasil Viracopos, o resultado irá possibilitar a antecipação do pagamento de parcelas do empréstimo de longo prazo contraído junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), no início da concessão, e que as negociações nesse sentido já estariam em estágio avançado.

Em julho de 2017, a concessionária anunciou a devolução da gestão do aeroporto para o Governo Federal, alegando ter sido impactada pela crise macroeconômica daquele período, quando obteve 40% do esperado em movimentação de cargas. 

O novo leilão está previsto para 2024, em conjunto com os terminais de Santos Dumont (SDU) e Galeão (GIG), no Rio de Janeiro, e de Natal (NAT), no Rio Grande do Norte.

aeronave notícias de aviação avião aviação Aeroporto Campinas Viracopos Lucro

Leia também

Aeroporto de Guarulhos registrou mais de 2,6 milhões de passageiros em março
Aeroporto Carlos Prates vai continuar funcionando até 31 de dezembro