Apagão cibernético provocou a suspensão de milhares de voos pelo mundo

Uma pane cibernética provocou a suspensão de diversos voos pelo mundo

Por Marcel Cardoso Publicado em 19/07/2024, às 08h53

A falha causou problemas em aeroportos e em companhias aéreas da Europa, Estados Unidos e Àsia - New Delhi Airport

Uma falha causada em uma atualização de sistema da Microsoft por uma empresa de segurança virtual provocou a suspensão de diversos voos em aeroportos pelo mundo, a partir da madrugada desta sexta-feira (19).

Segundo George Kurtz, CEO da CrowdStrike, empresa provedora do serviço, “este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”.

CrowdStrike is actively working with customers impacted by a defect found in a single content update for Windows hosts. Mac and Linux hosts are not impacted. This is not a security incident or cyberattack. The issue has been identified, isolated and a fix has been deployed. We…

— George Kurtz (@George_Kurtz) July 19, 2024

Nos Estados Unidos, a American Airlines, Delta Air Lines e United Airlines suspenderam temporariamente seus voos, de acordo com a agência norte-americana de aviação civil (FAA). Na Europa, no Japão e na Austrália, os aeroportos registraram falhas nos sistemas das companhias aéreas e algumas operações de check-in foram feitas manualmente.

Informamos aos nossos passageiros que, até o momento, a operação não foi impactada diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft em nível mundial.
Recomendamos aos passageiros que verifiquem o estado de seus voos preventivamente em https://t.co/1CEw9LDZdf

— LATAM Airlines Brasil (@LATAM_BRA) July 19, 2024

O Brasil não foi afetado diretamente com a falha, mas a Latam Airlines foi a única companhia aérea do país a vir a público, durante a manhã, recomendando que seus passageiros façam uma verificação preventiva dos status de seus voos em suas plataformas.

Aeroportos EUA Voos FAA Europa Mundo Iata Microsoft Companhias Aéreas Ásia pane

Leia também

Infraero irá assumir mais dois aeroportos no Rio Grande do Sul
Aeroporto de Londrina receberá sistema de pouso por instrumentos