Fiscalização da operação São João foi realizada no Nordeste e não encontrou irregularidades durante festividades juninas
Por Micael Rocha Publicado em 07/07/2024, às 08h00
Equipes da Superintendência de Inteligência e Ação Fiscal da ANAC conduziram, durante vinte dias, sendo realizada de 11 a 30 de junho, a operação São João em três aeródromos públicos no Brasil. O objetivo da ação foi verificar a segurança das operações aéreas e contou com a participação de onze servidores e, segundo a agência, teve resultados positivos, sem constatação de irregularidades.
A operação envolveu os aeroportos de Recife e Caruaru, ambos em Pernambuco, além do aeroporto de Campina Grande, na Paraíba. Esses locais foram selecionados devido à grande movimentação de passageiros durante os festejos juninos.
De acordo com a ANAC, ao todo foram inspecionadas 35 aeronaves e 53 aeronautas. A principal meta da operação era garantir que o transporte aéreo fosse realizado de acordo com as normas, prevenindo o uso de transporte clandestino (conhecido como Taca) que poderia comprometer a segurança dos passageiros e da tripulação.
Além das fiscalizações, os agentes desenvolveram atividades educativas e de conscientização com os usuários, informando-os da importância de contratar serviços de transporte aéreo regularizados pela agência. Os funcionários também distribuíram panfletos informativos sobre os cuidados necessários na contratação desses serviços.