Anac realiza operação São João em três aeródromos

Fiscalização da operação São João foi realizada no Nordeste e não encontrou irregularidades durante festividades juninas

Por Micael Rocha Publicado em 07/07/2024, às 08h00

Operação São João inspecionou 35 aeronaves e 53 aeronautas, sem nenhuma constatação de irregularidades - Divulgação Anac

Equipes da Superintendência de Inteligência e Ação Fiscal da ANAC conduziram, durante vinte dias, sendo realizada de 11 a 30 de junho, a operação São João em três aeródromos públicos no Brasil. O objetivo da ação foi verificar a segurança das operações aéreas e contou com a participação de onze servidores e, segundo a agência, teve resultados positivos, sem constatação de irregularidades.

A operação envolveu os aeroportos de Recife e Caruaru, ambos em Pernambuco, além do aeroporto de Campina Grande, na Paraíba. Esses locais foram selecionados devido à grande movimentação de passageiros durante os festejos juninos.

De acordo com a ANAC, ao todo foram inspecionadas 35 aeronaves e 53 aeronautas. A principal meta da operação era garantir que o transporte aéreo fosse realizado de acordo com as normas, prevenindo o uso de transporte clandestino (conhecido como Taca) que poderia comprometer a segurança dos passageiros e da tripulação.

Além das fiscalizações, os agentes desenvolveram atividades educativas e de conscientização com os usuários, informando-os da importância de contratar serviços de transporte aéreo regularizados pela agência. Os funcionários também distribuíram panfletos informativos sobre os cuidados necessários na contratação desses serviços.

Anac Taca fiscalização rampa operação São João Superintendência de Inteligência e Ação Fiscal transporte clandestino

Leia também

ANAC e MPT se unem em série para combater o tráfico de pessoas
Banca da ANAC poderá ser realizada remotamente