Objetivo é ampliar o conhecimento de pilotos, mecânicos e operadores para situações corriqueiras e perigosas
Por Gabriel Benevides Publicado em 14/04/2021, às 15h10 - Atualizado às 19h02
Cartilha da Anac pretende evitar acidentes comuns na aviação geral
A Anac lançou novas orientações para profissionais que atuam na segurança operacional, com objetivo de ampliar e melhorar as práticas preventivas em todo setor aeronáutico.
A cartilha com orientações (Safety Enhancements) foi criada para auxiliar o trabalho desses profissionais com temas variados, que estão subdivididos por tópicos, indo da aviação sub-regional, perda de controle em voo ou em solo, ações educativas – voltadas ao reporte de emergência – e falha de motor em voo.
O material foi criado pelo Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Geral (BGAST), que conta com especialistas da Anac e representastes de entidades da aviação civil. Todo o conteúdo foi elaborado a partir de estudos, análises e conhecimento de procedimentos diretamente ligados a cada um dos temas.
Por exemplo, se destaca o material sobre problemas na bomba auxiliar de combustível (SE SCF-PP 01 - Bomba de Combustível), que explica como muitos acidentes ocorridos na aviação geral, em particular na aviação agrícola, poderiam ter sido evitados se os pilotos tivessem mais orientações e treinamento específico sobre como manter o equipamento ligado ou em modo automático. O conteúdo alerta a importância dos procedimentos rotineiros bem estabelecidos, mas que em alguns casos são negligenciados, muitas vezes por falta de conhecimento.
Para a cartilha de magnetos (SE SCF-PP-02 – Magnetos) existem orientações importantes para explicar e evitar falhas de motor em voo em aeronaves com motores a pistão, além de enfatizar os problemas relacionados aos procedimentos inapropriados de manutenção em magnetos. Enfatizando ainda a importância dos manuais de cada modelo de aeronave ser sempre a primeira fonte para a execução de atividades de manutenção.
O material completo pode ser acessado aqui.