Testes da Airbus estão sendo para avaliar viabilidade do uso do Beluga no transporte militar
Por André Magalhães Publicado em 23/09/2022, às 10h05
A Airbus testou o uso do Beluga para o transporte de cargas militares, visando avaliar a viabilidade do emprego do cargueiro em missões cargueiras para forças armadas.
O teste feito pela Airbus Defense and Space no A300-600ST, o famoso Beluga, verificou se era possível transportar carga militar desproporcional ao tamanho do avião, que embora tenha um grande volume interno, sofre com algumas limitações técnicas.
A capacidade do avião foi testada ao carregar o helicóptero militar CH53, das forças armadas alemãs, em Manching, ao norte de Munique. A aeronave de médio porte permitiu verificar os limites máximo para embarque de grandes volumes no Beluga.
“Nossas equipes estão trabalhando em uma solução notável para facilitar o manuseio rápido, eficiente e autônomo para carregar cargas (sic) militares pesadas na aeronave. Rapidez, agilidade e autonomia são elementos cruciais para nossos clientes quando se trata de tais operações", disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.
O sistema utilizado foi desenvolvido do zero por engenheiros da Airbus Defence and Space, permitindo que trabalho de carregamento do CH-53 seja reduzido e que a desmontagem de poucos sistemas do helicóptero seja concluído em aproximadamente uma hora. Além disso, permitiu confirmar a capacidade de transporte de grandes volumes, superando os limites do projeto original, quando foi concebido para levar apenas componentes de aviões comerciais da própria Airbus.