Tecnologia é capaz de transformar poeira lunar em oxigênio

Processo de redução química abre novos horizontes na exploração espacial humana

Por Gabriel Benevides Publicado em 27/10/2020, às 15h30 - Atualizado às 16h14

Sistema poderá gerar oxigênio na Lua, além de permitir a produção de combustível de foguete

Uma equipe internacional liderada pela Airbus Defense and Space, demonstraram com sucesso a produção de oxigênio e metais a partir de poeira lunar simulada (regolito), o que pode revolucionar a exploração espacial por seres humanos.

O processo denominado ROXY, acrônimo de Regolith to OXYgen and Metals Conversion, permitiu, após dois anos de desenvolvimento e testes em laboratório, ser possível extrair oxigênio de uma amostra de poeira lunar simulada. A equipe da Airbus trabalhou ao lado de cientistas do Instituto Fraunhofer, em Dresden, na Alemanha, da Universidade de Boston, nos Estados Unidos e de pesquisadores da Abengoa Innovación, de Sevilha na Espanha.

Graças ao novo método de produção ROXY, que usa diretamente a poeira lunar, será possível ampliar as opções de atividades humanas de exploração e pesquisa na superfície lunar, assim como a criação de metais e combustíveis. Atualmente um dos entraves na exploração espacial com humanos são as sérias restrições de suprimentos, especialmente de oxigênio.

“Esta descoberta é um grande salto à frente, nos levando nos aproximarmos do ‘Santo Graal’ de sermos capazes de sustentar uma vida longa na Lua”, disse Jean-Marc Nasr, chefe de sistemas espaciais da Airbus. “O ROXY é uma prova positiva de que a colaboração entre a indústria e cientistas mundiais pode trazer enormes benefícios tangíveis que continuarão a expandir os limites da exploração futura”.

A tecnologia ROXY permite uma fácil conversão de uma pequena quantidade de regolito lunar para oxigênio ou metais, suportando assim uma ampla gama de missões e necessidades. O sistema permite planejar uma missão sem o envio de uma grande quantidade de suprimentos e equipamentos. O transporte de oxigênio é um dos itens mais complexos, pesados e volumosos de uma missão espacial.

Ao transformar em oxigênio a própria poeira lunar, as missões espaciais passam a não mais exigir o envio de consumíveis adicionais da Terra, restringindo a carga ao próprio reator ROXY, na prática, ainda representa o coração de uma cadeia de valor integrada usando manufatura aditiva para produzir uma ampla gama de produtos na Lua. Isso pode incluir metais, ligas e oxigênio.

A Airbus não descarta que o sistema ROXY ainda permita no futuro a criação de combustível de foguete na própria Lua, ampliando assim o potencial das explorações espaciais utilizando o satélite natural da Terra como escala intermediária de missões para Marte ou além.

Utilidade na Terra

Na Terra, a tecnologia ROXY pode diminuir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa que resultam na produção de metais. Com as tecnologias atuais a produção global de metais causam graves impactos no meio ambiente. A produção de aço, por exemplo, é responsável por cerca de 5% do total das emissões globais de CO2, processo responsável por emitir quantidades significativas de perfluorocarbonos (PFCs) prejudiciais ao meio ambiente.

Como o ROXY é essencialmente um processo livre de emissões, esses impactos ambientais podem ser reduzidos, fornecendo uma contribuição significativa para os objetivos de sustentabilidade da ONU.

aeronave notícias de aviação avião Airbus Lua Foguete CO2 Emissão ONU poeira lunar