Parceria terá foco especial nos países mais pobres e vulneráveis do mundo
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 17/02/2021, às 17h00 - Atualizado às 17h20
Unicef e Air France KLM vão apoiar campanha de vacinação global
A Air France KLM Cargo e a Unicef vão unir forças como parte da Iniciativa de Frete Aéreo Humanitário, com objetivo de cooperar na distribuição de vacinas covid-19, podendo atingir um total de 2 bilhões de doses até o final de 2021.
Foi criado o chamado Centro de Acesso Global de Vacinas covid-19 (COVAX, na sigla em inglês) para garantir que países subdesenvolvidos e nações declaradamente pobres possam receber vacinas suficientes.
O acordo foi ratificado por noventa e dois países de baixa e média renda e vários países mais ricos, incluindo os membros da União Europeia. A Unicef coordenará a distribuição das vacinas contra o coronavírus ao longo de 2021, garantindo a chegada para as pessoas mais pobres e vulneráveis em todo o mundo.
Inicialmente são 145 países que receberão doses a partir do primeiro semestre de 2021 para imunizar em média 3% de sua população. Ainda assim, o projeto está sujeito ao cumprimento de todos os requisitos e planos finais de alocação.
"Estamos muito satisfeitos por formalizar nossa parceria com a Unicef assinando um Memorando de Entendimento. Trabalhamos juntos há muito tempo e estamos ansiosos para participar desta Iniciativa de Frete Aéreo Humanitário”, comemorou GertJan Roelands, vice-presidente sênior de vendas e distribuição da Air France KLM Cargo.
Atualmente a expectativa é utilizar a base de mais de 700 voos de longa-distância dedicado ao transporte de cargas por semana para mais de 100 destinos, para viabilizar o plano.