Inoperante desde maio, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, já está recebendo novamente voos comerciais
Por Marcel Cardoso Publicado em 21/10/2024, às 10h24
O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a receber voos comerciais nesta segunda-feira (21), depois de quase seis meses fechado, por efeito das enchentes que atingiram boa parte do Rio Grande do Sul e que alagaram o sítio aeroportuário.
No primeiro dia de operação serão 71 voos, com a previsão de movimentação de 9.000 passageiros, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos. O número de pessoas transportadas corresponde ao dobro do total operado diariamente na Base Aérea de Canoas, que recebeu as operações de pousos e decolagens durante o período de interdição do Salgado Filho.
O voo AD2603 da Azul Linhas Aéreas, operado por um Airbus A320-200N (PR-YSN) foi o primeiro a pousar no terminal gaúcho (POA), por volta das 8h (Brasília), procedente do aeroporto internacional de Viracopos (VCP), em Campinas. Além de VCP, a companhia aérea ofertará viagens diretas para Curitiba (CWB), Belo Horizonte (CNF), São Paulo (CGH/GRU) e Rio de Janeiro (GIG), além dos municípios gaúchos de Santa Maria (RIA), Santo Ângelo (GEL), Pelotas (PET) e Uruguaiana (URG).
Além da aeronave da @azulinhasaereas está com uma pintura especial do Rio Grande do Sul, o comandante e o co-piloto estão com uma bandeira do estado no cockpit. Linda homenagem! pic.twitter.com/IYnTJlsY17
— Portão 1 (@portaoum) October 21, 2024
Por sua vez, a Latam Airlines voará para os aeroportos de Congonhas (CGH), Guarulhos (GRU) e Brasília (BSB), inicialmente em dez frequências diárias. Essa operação será ampliada no próximo domingo (27), para dezessete, com a adição das rotas para CWB e o GIG. Em janeiro, a companhia retomará a sua capacidade total, com 22 voos domésticos por dia.
Já a Gol Linhas Aéreas, até sábado (26), fará vinte viagens diárias de POA para CGH, GIG e GRU. No domingo (27), haverá aumento para 34 voos diários, dos quais nove serão de/para Congonhas, quatro para o Galeão, três para Guarulhos e um para Brasília. Em 16 de dezembro, a companhia terá aumento da sua oferta de voos com quarenta voos diários.