Terminal cargueiro processou mais de 1,1 mil toneladas em mercadorias
Por Gabriel Benevides Publicado em 14/05/2021, às 15h00 - Atualizado às 17h03
Em março de 2021 Porto Alegre registrou sua segunda melhor marca histórica na movimentação cargueira
Em março de 2021, o terminal de cargas internacional (TECA) do aeroporto internacional de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, registrou expressivo aumento no volume de movimentação de cargas.
O TECA processou mais de 1,1 mil toneladas em mercadorias, transportadas nos modais aéreo e rodoviário, volume recorde desde novembro de 2019, meses antes da crise sanitária. No mesmo período, a importação conquistou a sua segunda melhor marca histórica, com 609 toneladas. Já as importações atingiram a maior marca desde que a Fraport Brasil assumiu o aeroporto de Porto Alegre, com 2.984 processos.
O incremento do valor movimentado CIF (custo, seguro e frete) das mercadorias foi de 94% em relação ao mesmo período de 2020, considerado recorde histórico. Ao longo do ano passado o valor atingiu a marca de mais de R$ 1,7 bilhão, e para 2021 a concessionária projeta R$ 2,6 bilhões em mercadorias importadas.
Segundo a Fraport, entre os segmentos que mais utilizam a estrutura do aeroporto estão o automotivo, o de ferramentas e o médico hospitalar, enquanto as indústrias de couro e de máquinas e equipamentos lideraram a exportação.
Atualmente o aeroporto processa o desembaraço das mercadorias com 78% das cargas liberadas até o segundo período de armazenagem, ou seja, até cinco dias úteis. Com a construção de um novo TECA a Fraport espera ampliar o potencial econômico e do modal aéreo para a logística do Rio Grande do Sul. A inauguração é prevista para o segundo semestre deste ano, com um complexo logístico quase três vezes maior que o atual, em uma área de 10.559 m².