Aeroporto fará simulação de emergência em acidente aéreo

Aeroporto de Confins, em parceria com instituição de ensino, fará simulação de emergência nos arredores

Marcel Cardoso Publicado em 16/08/2022, às 15h10

Exercícios simulados atendem ao disposto no Rbac-153, da Agência Nacional de Aviação Civil - Prefeitura de Guarulhos/Fábio Nunes

Na próxima quinta-feira (18), a concessionária que administra o aeroporto internacional de Belo Horizonte (CNF), em Confins, e uma instituição de ensino superior de medicina irão simular a resposta a uma emergência aeronáutica completa no entorno do terminal, entre os municípios de Lagoa Santa e Vespasiano.

O chamado Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (Esea) é focado em evidenciar a capacidade de responder, em tempo hábil, às emergências aeronáuticas que ocorram no aeroporto e no seu entorno, salvar vidas, mitigar os danos materiais e as consequências decorrentes de uma emergência desse tipo, bem como estabelecer ações contingenciais para restauração das operações normais.  

De acordo com os organizadores, o cenário proposto para o módulo completo do exercício é a simulação de uma aeronave em aproximação do aeroporto, com relatos de fogo, fumaça, degradação dos eletrônicos e consequente queda, simulando a existência de mortos e sobreviventes que irão requerer atendimento. Além de colocar em prática o Plano de Emergência e treinar as equipes envolvidas, o exercício irá simular também o atendimento às vítimas e a seus familiares, além da imprensa.  

O objetivo do simulado, que atende ao Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (Rbac-153) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é avaliar e exercitar todos os elementos envolvidos no atendimento a uma emergência aeronáutica.

O simulado é o momento em que avaliamos os pontos fortes e fracos, bem como conseguimos nos aperfeiçoar para atuar de forma mais ágil e segura, melhorando o tempo de resposta nas emergências aeroportuárias. O envolvimento de todas as equipes contribui para a transferência de conhecimento e para que todos consigam atuar também em situações não previstas”, ressalta o gestor de Operações e Segurança da BH Airport, Robson Freitas.   

Durante o Esea, a instituição de ensino irá inserir os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia no evento com o objetivo de realizar, simultaneamente, a 7ª edição do Simulado do Trauma.      

A simulação será realizada com elevado grau de realismo, amparada por uma ampla estrutura técnica e operacional, contando com a interpretação dos alunos como vítimas e profissionais de atendimento. O treinamento compreende ainda o transporte dos acidentados por via terrestre e aérea a quatro hospitais e uma unidade de pronto-atendimento (UPA) da região. 

Cerca de 600 envolvidos diretos de diversas organizações irão participar do exercício.

Aeroporto Confins Acidente Belo Horizonte Exercício simulado Lagoa Santa Vespasiano

Leia também

Concessões de aeroportos completam 8 anos
Aeroporto de Confins recebe corrida noturna