AERO Magazine

Aeroporto de Maceió já recebeu mais de 500 mil passageiros em 2025

O Aeroporto Zumbi dos Palmares movimentou mais de 540 mil passageiros no primeiro bimestre de 2025

Por Gabriel Benevides Publicado em 08/04/2025, às 17h41

AddThis Website Tools
Janeiro teve o maior volume de passageiros dos últimos anos no terminal - Aena Brasil/Divulgação
Janeiro teve o maior volume de passageiros dos últimos anos no terminal - Aena Brasil/Divulgação

A Aena Brasil reuniu a imprensa e representantes do setor turístico de Alagoas, nesta terça-feira (8), para apresentar os resultados operacionais do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares nos primeiros meses de 2025. O evento também marcou o primeiro aniversário da sala VIP Advantage, implantada para oferecer maior conforto aos passageiros.

Conforme os dados divulgados, o terminal aéreo de Maceió registrou mais de 540 mil passageiros entre janeiro e fevereiro deste ano, número 6% superior ao mesmo período de 2024. O destaque foi o mês de janeiro, com 319.811 embarques e desembarques — um aumento de 7,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Em 2024, o aeroporto movimentou mais de 2,6 milhões de passageiros, crescimento de 14,2% frente a 2023. Também foram registradas 24,3 mil operações de pouso e decolagem (+13,3%), além de cerca de 3,4 mil toneladas de cargas transportadas.

O desempenho supera a média nacional, que ficou em torno de 5% no último ano. Segundo a Aena, os investimentos em infraestrutura e modernização do terminal têm contribuído para o aumento da demanda.

Atualmente, o aeroporto conta com 13 rotas nacionais e 3 internacionais. No exterior, os destinos são Lisboa (Portugal), Buenos Aires e Córdoba (Argentina). Já no Brasil, os voos partem ou chegam de cidades como São Paulo (capital e interior), Belo Horizonte (Confins e Pampulha), Brasília, Cuiabá, Goiânia, Recife e Salvador.

A Aena também apresentou os resultados dos investimentos realizados em áreas comerciais. A área locável foi ampliada para 2.062 m², com novas lojas, cafés e restaurantes. A sala Advantage VIP Lounge ocupa 450 m² e completou um ano de operação.

Na área ambiental, o aeroporto foi reconhecido com o primeiro lugar no ranking de Aeroportos Sustentáveis da ANAC. O terminal também recebeu a certificação Airport Carbon Accreditation (ACA) Nível 1, voltada para a gestão de emissões de carbono.

O Zumbi dos Palmares passou a utilizar 100% de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, adquiridas no mercado livre. Outras melhorias incluem a instalação de um sistema de drenagem para coleta de resíduos líquidos e a modernização da central de climatização.

Aena Brasil movimentação de passageiros rotas internacionais Maceió passageiros 2025 sustentabilidade aeroportos Aeroporto de Maceió sala VIP Advantage Zumbi dos Palmares crescimento aeroporto investimento aeroportuário

Leia também

Flybondi manterá voos fretados para Maceió até julho
Aeroporto do Nordeste ficou em primeiro lugar em ranking de sustentabilidade