Guarulhos fica na sexta posição em ranking liderado por aeroporto colombiano, prêmio é realizado por consultoria britânica
Por Wesley Lichmann Publicado em 15/03/2023, às 20h45
O aeroporto internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, foi reconhecido como o sexto melhor da América do Sul, no World Airports Awards 2023, realizado pela consultoria britânica Skytrax.
Além do aeroporto paulista, o Galeão, no Rio de Janeiro, aparece uma posição atrás no ranking. A premiação considera a avaliação dos passageiros sobre os padrões de qualidade das instalações, serviços e estrutura disponibilizada em mais de 550 aeroportos do mundo.
O aeroporto de El Dorado, em Bogotá, foi considerado pela consultoria o melhor da América do Sul. Os terminais de Quito e Lima completam a lista dos três melhores sul-americanos.
No último ano o terminal da capital colombiana superou o movimento de passageiros de Guarulhos, tornando-se o maior da América do Sul e o segundo mais movimentando da América Latina, atrás apenas do terminal aéreo da Cidade do México.
Maior do país, o aeroporto de Guarulhos movimentou 34,4 milhões de passageiros durante o ano de 2022, cerca de 9 milhões abaixo do nível registrado em 2019, quando 43 milhões de pessoas passaram pelo local.
O número de pousos e decolagens no período totalizou 243.888 aeronaves, média diária de 668 operações.
Principal porta de acesso ao Brasil, Guarulhos possui voos para 112 destinos, sendo 60 domésticos e 52 internacionais. Em 2022, o movimento de passageiros em voos internacionais cresceu significativamente, totalizando 10,8 milhões, o que representou 32% do movimento total.
Já o fluxo de passageiros domésticos representou 68% do volume de embarques e desembarques realizados no ano passado, com 23,6 milhões de passageiros movimentados em voos nacionais.