Importante pela movimentação internacional, terminal celebra 4 décadas de existência e traça planos para modernização e ampliação
Por Gabriel Benevides Publicado em 20/01/2025, às 19h45 - Atualizado às 20h48
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, celebra 40 anos de operação neste dia 20. Maior e mais movimentado aeroporto do Brasil e um dos principais hubs de transporte aéreo da América Latina, o terminal registrou um novo recorde de 43,6 milhões de passageiros transportados em 2024, superando o registro de 2019.
A história do aeroporto começou em 1985, com a aterrissagem do Boeing 747-200 da Varig, no voo 861 vindo de Nova York, iniciando um marco na aviação brasileira e internacional. Desde então, o aeroporto internacional de Guarulhos passou por diversas mudanças significativas desde sua inauguração em 1985.
Quatro anos mais tarde, o aeroporto inaugurou a sua segunda pista, com 3.700 metros, aumentando o protagonismo da maior movimentação internacional no Brasil. O ano de 1993 foi marcado pela inauguração do Terminal 2, contribuindo para a movimentação de passageiros. Já em 2014, Guarulhos inaugurou o seu terceiro terminal, focado exclusivamente para as operações internacionais e para dar conta do intenso fluxo da Copa do Mundo.
Para os p´roximos anos, a GRU Airport anunciou, concessionária que adminstra o aeroporto, anunciou um investimento de R$ 1,4 bilhão em obras de ampliação e modernização de sua infraestrutura. O pacote abrange a revitalização do Terminal 2; a ampliação dos Terminais 2 e 3, com construção de novos píeres - um doméstico, com dez pontes de embarque (fingers) e quatro novas posições remotas de embarque, e outro na área internacional, com 12 pontes de embarque e três posições remotas -, totalizando mais de 70 posições. As áreas operacionais ganharão novos pátios com mais 29 posições para aeronaves, que chegarão a 141.
Além dos aportes relacionados à expansão, serão instalados novos equipamentos de sistema automatizado de controle migratório (e-gate) nos terminais 2 e 3; novos equipamentos de raio-x e de check-in no Terminal 3; ampliação do sistema de bagagens; entre outros.
As obras do Terminal 2 de passageiros foram iniciadas em 2024, com a ampliação da grande sala de embarque no lado oeste, proporcionando mais espaço e conforto aos passageiros. A modernização da área pública prevê a revitalização de pisos, paredes, forros e iluminação, além das melhorias no sistema de som e das reformas de todos os banheiros. Na área externa, estão sendo realizadas melhorias nas vias de embarque e desembarque, com a criação de novas faixas de acesso para veículos e a implantação de uma praça dedicada ao embarque e desembarque de passageiros de transporte por aplicativo, visando maior fluidez e conforto no trânsito.
Em 2024, o Aeroporto de Guarulhos registrou o retorno de rotas internacionais importantes que haviam sido suspensas durante a pandemia, como os voos para Casablanca (Marrocos), operados pela Royal Air Maroc, e para Munique (Alemanha), com a Lufthansa.
Em média, mais de 120 mil passageiros circulam pelo aeroporto diariamente, embarcando e desembarcando em mais de 820 voos, conectando mais de 100 destinos nacionais e internacionais.
Os destinos domésticos mais procurados a partir de GRU são Recife (PE), seguido por Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Entre os destinos internacionais, os mais escolhidos são Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).
O aeroporto possui o principal terminal logístico do país, em termos de volume aéreo movimentado, com mais de 50% do market share. Em 2023, o Terminal de Cargas movimentou 356 mil toneladas. Ao todo, são 40 companhias aéreas atuantes, 15 delas com operações de cargueiros.
Dentro dos terminais de passageiros, os viajantes têm à disposição duas opções de hotéis da rede Fast Sleep: um localizado na área pública do Terminal 2 e outro, o Hotel TRYP, dentro da área de embarque internacional do Terminal 3. Além disso, o aeroporto oferece mais de 300 opções de comércio, incluindo alimentação e serviços.