Aeronave de instrução T-27M recebe permissão especial de voo inicial

Ao todo a FAB planeja modernizar 42 unidades em Lagoa Santa, Minas Gerais

Por André Magalhães Publicado em 07/01/2022, às 15h10 - Atualizado às 15h58

 

Os T-27M receberam uma pintura moderna e pixerizada | Foto: FAB

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio do Coronel Especialista Soracli de Oliveira Silva, promoveu a assinatura da Permissão Especial de Voo Inicial (Pevi) para o T-27 Modernizado.

"Até hoje, a formação dos cadetes é realizada em aeronaves analógicas. As aeronaves modernizadas digitais (glass cockpit) permitirão um alinhamento da instrução avançada dos cadetes com a frota atualmente em operação na FAB” enfatizou Oliveira Silva.

Com a Pevi será possível o início das operações com as aeronaves atualizadas, que são destinadas aos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).

A AFA recebeu as quatro primeiras unidades do T-27M no dia nove de dezembro de 2021. As aeronaves tiveram como ponto de partida a base aérea de São Paulo, em anexo ao aeroporto de Guarulhos (GRU). Um dos aviões entregues na cerimônia foi pilotado pelo comandante da aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Jr. 

Tive a honra de pousar hoje (9/12) na @afamilitar, liderando uma Esquadrilha de T-27M - Tucano Modernizado

Parabéns a todos os profissionais que participaram deste processo de modernização. Essa nova aeronave elevará o nível da formação básica dos pilotos da NOSSA @fab_oficial. pic.twitter.com/oPNaJcUHaO

— Brigadeiro Baptista Jr (@CBaptistaJr) December 9, 2021

 Os T-27M receberam um glass cockpit, a instalação do Sistema de Vigilância Aérea Automático (ADS-B), que permite a vigilância da posição via navegação por satélite, e a modernização do sistema de comunicação. 

Ao todo a Força Aérea Brasileira (FAB), planeja modernizar 42 unidades dos atuais T-27 Tucano. O planejado é que o trabalho de modernização das aeronaves, que está sendo feito no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais, seja concluído em dezembro deste ano.

 

aeronave notícias de aviação avião aviação FAB Embraer AFA T-27M Modernização