Aérea da Oceania comprou aeronave elétrica da Beta Technologies

Air New Zealand auxilia desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão com aquisição de aeronaves da Beta Technologies

Por Wesley Lichmann Publicado em 22/12/2023, às 15h40

eVTOL da Beta Technologies em voo de teste - Divulgação

A Air New Zealand adquiriu no início de dezembro um exemplar da aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês) ALIA da startup norte-americana Beta Technologies, com entrega prevista para 2026.

O acordo faz parte do plano estratégico da Air New Zealand para desenvolver novas tecnologias de voo, alinhadas as metas de sustentabilidade do setor, e inclui opções para mais dois exemplares do ALIA e direitos de compra outros vinte.

Após a certificação pela autoridade de aviação civil, a aeronave será operada em uma rota específica de até 150 quilômetros, para o transporte de mercadorias em conjunto com a empresa de serviços postais neozelandesa NZ Post.

A aquisição segue os critérios do programa 'Mission Next Gen Aircraft' desenvolvido pela Air New Zealand, em parceria com quatro fabricantes: Beta, Cranfield Aerospace, Eviation e VoltAero.

Usando sistemas de propulsão elétrica patenteados, o ALIA possui doze metros de comprimento, e poderá transportar até cinco passageiros mais um piloto a uma velocidade máxima de 270 km por hora. O eVTOL voou por cerca de 480 quilômetros em um voo de teste.

 

Evtol Sustentabilidade carbono neutro Air New Zealand Oceania propulsão ALIA Sistema de propulsão Beta Technologies

Leia também

Eve e UrbanX pretendem iniciar voos com eVTOLs em Miami a partir de 2026
Aeronave elétrica fez série de testes no Japão