AERO Magazine
Busca

Fornecedores para a aeronave elétrica

Eve define novos fornecedores do seu eVTOL

Eve Air Mobility anuncia que a Garmin, Liebherr-Aerospace e Intergalactic, serão fornecedoras do seu eVTOL


Aeronave será produzida no interior de São Paulo - Divulgação
Aeronave será produzida no interior de São Paulo - Divulgação

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, anunciou hoje (6), que a Garmin, a Liebherr-Aerospace e Intergalactic serão as fornecedoras de aviônicos, controles e sistemas de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

As norte-americanas Garmin e Intergalactic serão responsáveis respectivamente pelos aviônicos e gerenciamento térmico, já a francesa Liebherr-Aerospace fornecerá os atuadores de controles de voo do eVTOL.

Os três novos fornecedores se juntam aos nomes anunciados em junho passado no Paris Air Show, incluindo a Nidec Aerospace LLC, a BAE Systems e a DUC Hélice Propellers.

A aeronave está sendo desenvolvida para oferecer um custo operacional mais baixo, com menos peças, estruturas e sistemas otimizados, além de eficiência de empuxo com baixo ruído.

A Garmin oferecerá a interface aviônica G3000, que apresenta recursos integrados sensíveis ao toque, e conta com displays de vidro leves, de alta resolução e em grande formato, fornecendo visão sintética e tridimensional do terreno.

O sistema fornece de forma intuitiva acesso ao gerenciamento de voo, rádios NAV/COM, transponder, de áudio e a uma variedade de aplicativos, como listas de verificação, gráficos, sinóticos e mapas detalhados.

A Intergalatic será responsável pelo sistema de gerenciamento térmico, garantindo uma temperatutra adequada de cabine tanto para os passageiros, como para os equipamentos e componentes eletrônicos.

Os atuadores eletromecânicos (EMA) de última geração da Liebherr, desenvolvidos para os controles de voo fly-by-wire, serão alimentados por um sistema elétrico da aeronave, garantindo maior desempenho e eficiência, alinhados a procedimentos de manutenção mais simples.

A Eve iniciou a montagem do primeiro protótipo do eVTOL em escala real, e espera que as primeiras unidades entrem em operação em 2026. As aeronaves serão produzidas em Taubaté, no interior de São Paulo. 

Por Wesley Lichmann
Publicado em 06/11/2023, às 17h00


Mais Notícias