A Abear atualizou a situação dos voos das companhias aéreas no estado gaúcho
Por Micael Rocha Publicado em 08/05/2024, às 20h33
Em um sexto comunicado sobre a situação dos voos no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (8), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas anunciou uma colaboração intensiva com a Agência Nacional de Aviação Civil, o Ministério de Portos e Aeroportos e concessionárias aéreas para redefinir a malha aérea.
Esta medida busca minimizar as consequências do fechamento do aeroporto Salgado Filho (POA), em Porto Alegre, provocado pelas intensas chuvas que afetaram a região.
Para mitigar os impactos nas rotinas dos passageiros, as companhias aéreas estão ampliando as operações para municípios próximos às áreas mais afetadas, garantindo acesso alternativo à capital e às regiões inundadas. Dentre as cidades com aumento no número de voos estão Santa Maria (RIA), Santo Ângelo (GEL), Uruguaiana (URG), Caxias do Sul (CXJ), Passo Fundo (PFB) e Pelotas (PET), no estado gaúcho, além de Chapecó (XAP), Jaguaruna (JJG) e Florianópolis (FLN), em Santa Catarina.
Em resposta à crise, a Abear destacou o engajamento das empresas aéreas em ações humanitárias, sob a coordenação da Força Aérea Brasileira (FAB). Estas ações incluem o transporte de profissionais de saúde e a entrega de doações essenciais às comunidades mais atingidas pelas enchentes.
A entidade também informou sobre a flexibilização das políticas de remarcação e reembolso para voos originados ou destinados a POA. A medida visa facilitar o planejamento de viagens para os passageiros afetados pelos temporais. Eles estão sendo aconselhados a entrar em contato direto com as companhias aéreas.