As empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo participam de 70% das operações da aviação comercial brasileira. Elas oferecem desde suporte operacional, como abastecimento de água, catering e carregamento de bagagem, até proteção, atendimento em emergências e apoio em transações comerciais. Tal apoio possibilita a realização de cerca de 3.200 voos diariamente no Brasil. A Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo) acaba de lançar o 1º Anuário Brasileiro de Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos. Segundo Ricardo Miguel, presidente da entidade, o estudo revelou que o setor investiu R$ 82 milhões em máquinas e equipamentos de apoio no solo em 2013. O levantamento inclui a relação das 211 empresas do setor de ground handling. Com base em dados obtidos em 2013, entre o serviço aéreo público e o privado, foram realizadas 1,95 milhão de operações, das quais 50% foram atendidas por empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo. Tais serviços são parte do custo operacional das companhias aéreas e, atualmente, representam cerca de 9% dos custos operacionais das empresas brasileiras com  impacto direto ou indireto em itens como pontualidade, economia de combustível, ganho de produtividade  e segurança.

Em 2013, a aviação comercial teve 152 aeroportos atendidos por companhias aéreas e, desse total, apenas 89 (58%) tinham alguma empresa de serviços auxiliares operando. Contudo, esses 89 aeroportos foram responsáveis por 97% de todos os voos comerciais realizados em todo o território nacional.


Infraestrutura aeroporto brasileiro serviços auxiliares de transporte aéreo abastecimento catering carregamento de bagagem

Artigo publicado nesta revista

AERO Magazine 244 · Setembro/2014 · Especial Legacy 500

Ensaiamos em voo o novo avião full fly-by-wire da Embraer

NBAA 2016

Assine

Impressa
1 ano
Impressa
2 anos
PDF/Android
1 ano
iPad/iPhone
1 ano



Receba o boletim AERO Magazine

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas

Mais lidas

1 Airlink, da África do Sul, torna-se a primeira cliente do país a adquirir aviões E-Jet da Embraer Notícias
2 King Air C90GTx começa a chegar ao Brasil Notícias
3 Jatos de negócios congestionam aeroportos na região de Davos Notícias
4 Guarulhos receberá voos regulares do maior avião do mundo Notícias
5 Monomotor turbo-hélice TBM 900 será oferecido com nova aviônica Notícias
6 Polônia poderá comprar 100 aviões de combate Notícias
7 O novo Beluga XL da Airbus toma forma Notícias
8 100 aeronaves que marcaram a virada do século 20 para o 21 Notícias
9 Helicópteros são presa fácil na mira dos raios laser Notícias
10 Jatos novos voarão na aviação comercial sul-coreana Notícias