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Novo motor ciclo diesel da Continental promete reduzir custos de helicópteros

O novo motor CD-170R da Continental é voltado para uso em helicópteros leves e promete maior eficiência em combustível e redução de custos


Novo motor rende 170 hp de potência e é equipado com FADEC - Divulgação
Novo motor rende 170 hp de potência e é equipado com FADEC - Divulgação

O fabricante de motores aeronáuticos Continental apresentou uma nova linha de motores a pistão ciclo diesel CD-170R, que pode ser abastecida com querosene de aviação (QAV). O objetivo é atender ao mercado de helicópteros leves, oferecendo menores custos operacionais.

A nova variante da série CD-100 foi desenvolvida para aplicação exclusiva em helicópteros iniciou o processo de certificação junto à agência de segurança da aviação europeia (EASA, na sigla em inglês),com previsão de ser concluído ainda este ano.

A série CD-170R é uma evolução da versão CD-170, que recebeu algumas melhorias e mudanças de projeto, se destacando seu desempenho semelhante à versão para asa fixa, matendo os mesmos padrões de eficiência, confiabilidade e facilidade de gerenciamento de temperatura. Um dos destaques é a manutenção programada em intervalos de 100 horas.

Segundo a Continental, o novo propulsor de quatro cilindros turboalimentado rende 170 hp de potência, sendo equipado com FADEC (Full Authority Digital Engine Control), que permite uma redução no consumo de combustível e melhor gerenciamento dos parâmetros em todas as fases. Segundo dados oficiais, o motor consome em média 30 litros/hora de Jet-A em voo de cruzeiro.

“Controlado via FADEC com mapeamento de software específico para helicópteros, os pilotos agora podem direcionar seu foco para as fases críticas do voo e da missão, aliviando a necessidade de gerenciar simultaneamente a potência e o coletivo”, disse David Dörner, vice-presidente de Desenvolvimento Global da Continental.

Por ser um motor específico para uso em helicópteros, o CD-170R não possui caixa de redução, permitindo uma melhor relação potência-peso, sendo aproximadamente dezesseis quilos mais leve que a versão para asa fixa. 

Por Micael Rocha
Publicado em 23/04/2024, às 14h10


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